SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeito Cláudio Chumbinho inaugura nova Unidade de Saúde do Campo Redondo

SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Prefeito Cláudio Chumbinho agradeceu a presença de todos e falou sobre os investimentos feitos na área da Saúde.

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 1

O Prefeito Cláudio Chumbinho inaugurou, nesta sexta-feira (26), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo. Na ocasião, a população pode conhecer o novo espaço destinado a promoção e atendimentos em Saúde, que contará com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família. A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, o secretário de Saúde, Luis Cláudio Sartori, e o secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb, entre outras autoridades municipais, participaram da solenidade. A USF, que recebeu o nome de Gedil Caridade de Carvalho, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Composto por dois andares, o novo prédio da USF Campo Redondo está localizado na Rua Luíza Terra de Andrade, ao lado da Escola Municipal Luíza Terra de Andrade.

O Prefeito Cláudio Chumbinho agradeceu a presença de todos e falou sobre os investimentos feitos na área da Saúde. “Há três anos, São Pedro da Aldeia não tinha uma UPA, o Pronto-socorro estava fechado e os postos de saúde funcionavam precariamente. Criamos um planejamento na área e, apesar das dificuldades que enfrentamos, temos uma equipe técnica que se dedica muito em busca do melhor para o nosso município. Essa é a segunda Unidade de Saúde que estamos inaugurando e também teremos novas no Porto do Carro, Parque Arruda, Baleia, Porto da Aldeia, Mossoró e Rua do Fogo. Infelizmente, o Brasil está passando por um período de crise, mas São Pedro da Aldeia não parou. Estamos administrando a cidade com muita responsabilidade e transparência. Agradeço a Deus por mais esse momento de alegria e a todos que vieram. Precisamos muito do apoio de todos para conseguir melhorar a nossa cidade cada vez mais”, afirmou.

 A USF Campo Redondo contará com médicos generalistas, incluindo um médico do Programa Mais Médicos, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e serviços gerais. Oferecendo serviços de vacinação, puericultura, pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança, entre outros, o principal objetivo da Estratégia de Saúde da Família é fortalecer o vínculo com a comunidade no território, estimulando a promoção da saúde e a qualidade de vida. As equipes de Estratégia de Saúde da Família atendem em média quatro mil pessoas.

 

Secretário de Saúde, Luis Claudio Sartori discursou sobre a recuperação da Atenção Básica e os vínculos fortalecidos entre comunidade e equipes. “Estou aqui há apenas oito meses e essa inauguração tem um significado muito importante para mim, porque representa o início da recuperação da rede básica de Saúde do município. A nossa obrigação constitucional é investir 15% dos recursos financeiros, mas São Pedro da Aldeia investe mais de 32% do seu orçamento em Saúde, o que demonstra a vontade do Prefeito Cláudio Chumbinho de fazer com que a Saúde realmente aconteça no município. Quero chegar nessa unidade e ver movimento, ver a população acreditando nesse serviço. Quero ver muita atividade preventiva das mais diversas temáticas”, disse.

 nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo

Para o secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb, a entrega e inauguração da obra é mais uma conquista do Governo Cláudio Chumbinho. “Esse é um trabalho de pessoas comprometidas em dar o melhor que podem para a comunidade. Conseguimos, mais uma vez, fazer de um sonho, realidade. O mais importante não é construir, é fazer com que essa unidade funcione. Agradeço todas as pessoas que batalharam para que isso acontecesse, a Secretaria de Projetos, Administração, Fazenda. Trabalhamos sob o comando de um Prefeito inovador, que tem garra para realizar o sonho de uma comunidade mesmo com todas as dificuldades que o país enfrenta”, finalizou.

A nova USF aldeense recebeu o nome de Gedil Caridade de Carvalho, funcionária pública que trabalhou como auxiliar administrativa da unidade de Campo Redondo até se aposentar. Representando a família, a filha de Gedil, Leidmar de Carvalho, falou sobre a homenagem. “Obrigada, Prefeito Cláudio Chumbinho e Secretário, por essa homenagem feita à minha mãe. Vocês nos proporcionaram uma alegria muito grande, nossa mãe era uma líder comunitária, mulher guerreira, batalhadora, que fazia muito pelo bairro e que, infelizmente, se foi numa morte trágica. Torço para que esse posto tenha muito sucesso, sorte e que venha ajudar a todos os moradores”, disse.

Fruto de parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo Federal, a nova unidade de saúde aldeense foi construída por meio de recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). 

No pavimento térreo, de 296.17m², o ambiente contempla sete consultórios, sendo dois ginecológicos, dois odontológicos e três básicos, sala de palestras para demonstração educacional, curativo, vacina e farmácia. Já o pavimento superior, de 80.48m², é formado por sala de reuniões, administração, almoxarifado, depósito de medicamentos e vestiários.

A nova unidade trará mais conforto a usuários e funcionários, além de oferecer maior acessibilidade. “Como moradora mais antiga de Campo Redondo, estou muito emocionada em ver essa unidade maravilhosa. Muito obrigada, Prefeito Cláudio Chumbinho, por essa oportunidade. Peço a Deus que abençoe a todos que estão aqui”, destacou Carlota Mendonça Abrantes.

Também participaram da inauguração os secretários de Administração, Antônio Carlos Teixeira, de Cultura, Turismo e Lazer, Sandra Coelho, de Fazenda, Marco Antônio Rodrigues, de Serviços Públicos, Jayme Gomes, de Educação, Evaldo Bittencourt, de Projetos, Claudia Magalhães, de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, a controladora municipal, Luciana Leite; as subsecretárias de Saúde, Sonia Marques e Maria Lucia Feitosa, de Educação, Edlúcia Marques, de Gestão Estratégica, Priscila Mendonça; os subsecretários de Ordem Pública, Jorge Ribeiro, e de Atenção Básica Adebal Vieira, e o superintendente do Previspa, Mário César Cordeiro, além dos vereadores Denilson e Adalberto Amaral, entre outros. 

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 2

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 3

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 4

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 5

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 9

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 8

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 7

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo 6

nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Redondo

Fonte Ascom/PMSPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *