SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeito Cláudio Chumbinho recebe intercambistas do Rotary Clube

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Prefeito Cláudio Chumbinho recebeu nesta quarta-feira (28) em seu gabinete quatro participantes do Programa Intercâmbio de Jovens do Rotary Club de São Pedro da Aldeia. A reunião marcou a despedida do dinamarquês Philip Schou e da americana Risse Sanchez, as boas-vindas ao brasileiro Marcelo Oliveira, que retornou da Dinamarca, e o preparo de Gabriel Vieira para seu intercâmbio nos Estados Unidos.

Foto Renato Fulgoni

Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Mauro Lobo, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, o presidente do Rotary aldeense, Darcy de Moura, o oficial de intercâmbio, Daniel Rezende, e a tesoureira da entidade, Marcia Tostes. 

Foto Renato Fulgoni

O Prefeito Cláudio Chumbinho conversou com os intercambistas sobre a cidade e o Governo Municipal. “Fico muito feliz em receber esses jovens aqui em São Pedro da Aldeia. O Rotary Club realiza um trabalho muito bonito não só no nosso município, mas no mundo todo. Temos um histórico de parceria com a filial aldeense, então estamos sempre de portas abertas. Parabéns a todos os envolvidos nesse programa”, declarou o chefe do executivo.

Foto Renato Fulgoni

Na ocasião, o oficial de intercâmbio do Rotary Club aldeense, Daniel Rezende destacou a parceria que a entidade tem com a Prefeitura da cidade, mesmo com as dificuldades que o país enfrenta, e falou sobre o programa. “A unidade de São Pedro da Aldeia começou com o Programa Intercâmbio de Jovens há um ano. O Philip e a Risse fazem parte dessa primeira turma de intercambistas que chegou ao Brasil e que estão indo embora. Temos parceria com os consulados e com Rotaries de outros países e, assim, conseguimos viabilizar esses intercâmbios”, explicou.

Foto Renato Fulgoni

O Programa Intercâmbio de Jovens tem duração de 12 meses. Para participar, é necessário que o jovem tenha entre 15 e 17 anos e esteja matriculado no Ensino Médio. Os intercambistas têm a oportunidade de morar com famílias anfitriãs e estudar em escolas locais durante o ano letivo. 

Foto Renato Fulgoni

O dinamarquês Philip Schou falou sobre a experiência de ser intercambista. “Essa foi a minha primeira viagem para o Brasil. Não pude escolher o país, então cheguei sem falar nada em português e a minha família daqui não fala inglês, então foi difícil no começo. Estudar numa escola brasileira, fazer amizades e conhecer outros lugares foi um desafio, porque eu não conhecia a cultura nem a língua. Agora nem quero ir embora, fiquei oito meses em Cabo Frio e três em Arraial do Cabo, participei de reuniões aqui em São Pedro da Aldeia, conheci a Amazônia, Foz do Iguaçu e o Nordeste. Hoje em dia, sou uma pessoa mais aberta, mais velha, mais sábia e educada, converso mais com os outros e falo outra língua”, afirmou.

Foto Renato Fulgoni

Os interessados no programa devem procurar o Rotary Club de São Pedro da Aldeia, que se reúne todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30, no Horto Escola Artesanal. A unidade está localizada na Rodovia Amaral Peixoto, km 108, no bairro Balneário.

Foto Renato Fulgoni

ASCOM/PMSPA

Texto: Gabrielly Costa

Fotos: ​Renato Fulgoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *