SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeitura asfalta ruas do bairro Estação

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O domingo (16) foi movimentado para alguns moradores do bairro Estação. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início ao trabalho de pavimentação da Travessa Francisco Santos e das Ruas São Domingos, Carmelita R. Moreira e Sizinio Fernando Lopes. O projeto visa contemplar mais 17 ruas da localidade. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura da cidade e o Governo do Estado, por meio do programa Somando Forças.

Por Liliam Souza

As vias estão recebendo pavimentação com asfalto quente. A Travessa Francisco Santos recebeu 2.048m² de massa asfáltica. As Ruas Sizinio Fernandes Lopes, Carmelita R. Moreira e São Domingos receberão 1.952m², 800m² e 1.680m² de asfalto quente, respectivamente.

Por Renato Fulgoni

O prefeito Cláudio Chumbinho acompanhou de perto o trabalho e falou sobre a realização. “Meu compromisso, desde que assumi, é trazer melhorias para os moradores e isso inclui, claro, infraestrutura. A chegada do asfalto representa um momento de felicidade para o executivo; é uma vitória para todos nós. Claro que não depende só do prefeito. Para essas obras saírem do papel, precisamos que a população colabora, principalmente pagando impostos, como o IPTU, daí, sim, conseguimos cumprir com nossas obrigações”, declarou.

Por Renato Fulgoni

O convênio conta com repasse de R$9.247.154,20 e contrapartida municipal de R$486.692,30. Vale lembrar que o andamento das obras depende diretamente da liberação das parcelas estaduais, mediante apresentação de medições do serviço. A fase executiva do trabalho compreende diversas etapas, como drenagem, preparação da base, imprimação, meio fio, asfaltamento, finalização e sinalização vertical e horizontal.

Por Liliam Souza

Antes de receber a pavimentação, a Travessa Francisco dos Santos passou pela troca de manilhamento, onde as antigas manilhas de barro de 20 cm de diâmetro foram substituídas pelas de concreto de 400, com o objetivo de otimizar o escoamento da rede pluvial. Já a Rua Sizinio Fernandes Lopes foi contemplada com o assentamento de manilhas para drenagem de rede pluvial. Ambas as vias receberam caixa de rua para futuras manutenções e limpeza. As Ruas Carmelita R. Moreira e São Domingos também foram preparadas.

Um dos moradores que acompanharam a execução do serviço foi o aposentado José Orlando Pereira. “Eu sempre incentivei o pessoal que estava aqui, trabalhando e preparando a rua para o receber o asfalto. Oferecia uma água, um café; era o jeito que eu achava de poder ajudar. A satisfação é muito grande de saber que agora a rua está limpinha e asfaltada. Eu fico até emocionado”, afirmou.

Os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, e de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, também acompanharam o trabalho. O “Somando Forças” é um programa do Governo do Estado destinado a repasse de recursos para a realização de obras de infraestrutura, em parceria com os municípios fluminenses. Em São Pedro da Aldeia, os bairros Bela Vista, Estação e Vinhateiro são beneficiados pelo programa.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni e Lilian Souza




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *