SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeitura inaugura nova sede de escola municipal na Cruz

EVENTOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

Na sexta-feira, dia 2 de outubro, a comunidade da Cruz, e toda a sociedade aldeense, estará em festa pela inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, marcada para as 15h30. Antiga Escola Municipal Estrada da Sergeira, até recentemente funcionando em um pequeno espaço já com o nome de  Barnabé Mariano de Souza, a nova sede da escola de campo oferecerá mais espaço e conforto para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza,

inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza,1

Ao descerrar a placa, o Prefeito Cláudio Chumbinho dará início a uma nova fase da unidade escolar repleta de história e memórias locais. Com 588m² de área construída e 1850m² de área total, a nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza abriga quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, fraldário, cozinha e refeitório, além de banheiros adaptados e entrada e corredores totalmente dentro dos padrões de acessibilidade.

Sobre a inauguração, o secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, destaca: “Esta belíssima estrutura dignifica a população rural que tem direitos de acesso e permanência, possibilitando, assim, a formação das novas gerações e o futuro promissor de nossa aldeia”.

História da Escola – A história da Escola Municipal Estrada da Sergeira, que antecedeu a atual Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, se confunde com a história de luta de pessoas e educadores que apostavam no progresso e nos sonhos.

Na localidade entre a Cruz e a Sergeira, Eumália Alves da Costa, uma mulher forte e destemida, assumiu a formação de muitas gerações entre os anos de 1950 a 1980. Atualmente, está aposentada e, com seus 88 anos, tem muita história para contar.

Sem infraestrutura adequada, sem energia elétrica e água, Dona Eumália se desdobrava entre lecionar e zelar pelo funcionamento da unidade. Assim foi até 1987, quando o prédio velho não tinha mais condições de abrigar crianças, pelo risco que oferecia. Em função disto, e por iniciativa de lideranças locais e de religiosos, votou-se que uma nova escola seria construída em regime de mutirão, sem doações da Prefeitura, que à época disse não ter condições de realizar a obra. O terreno, pertencente ao Grupo Espírita Fraternidade, foi doado pelo Senhor Francisco Jardim Bittencourt que também ajudou nas obras e mobilizou amigos para o trabalho braçal.  O nome Barnabé Mariano de Souza veio depois, em 2007, para homenagear o sogro dele.

A escola, que foi finalizada em mutirão no ano de 1990, voltou a funcionar ainda com o nome de Escola Municipal Estrada da Sergeira, mas encerrou suas atividades em 1997 por vontade política do então governo municipal.

Somente em 2007 teve novamente sua situação regularizada por meio do Decreto nº049, de 22/05/2007, passando a se chamar Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza. Pode-se destacar, na biografia do Senhor Barnabé, sua efetiva atuação nos campos de luta nos anos 1930, quando o Brasil se uniu para evitar a separação do estado de São Paulo. Com isso, destaca-se a sua contribuição para que a nação permanecesse integrada e federativa.

A Escola Municipal do bairro da Cruz sempre contou com colaboradores importantes para a Educação aldeense. Entre essas pessoas podemos destacar a atuação de professoras como Marileni Bittencourt da Costa, Odete Serpa (Detinha), Claudete Ramos, Janilma Lopes e muitas outras, que passaram na comunidade e deixaram seu legado de amor e dedicação.

Fonte Ascom/PMSPA