SÃO PEDRO DA ALDEIA – Projeto “Buzum!” é sucesso nas unidades escolares de São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os alunos das escolas municipais Antônio Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro, e Carlota Rocha da Silva, no bairro Ponta do Ambrósio, participaram do projeto “BuZum!”, que está levando pequenas apresentações teatrais às cidades da região por meio de um ônibus itinerante. Ao todo, 530 estudantes aldeenses participaram dos dois dias de apresentação da peça teatral “Sabor de Vitória”. A iniciativa é uma parceria entre a CCR Via Lagos e a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação.

Diretora da E. M. Carlota Rocha da Silva – uma das unidades selecionadas para receber o projeto – Gilmara Ferreira destacou os benefícios do “Buzum!” aos alunos. “O tema alimentação saudável já influenciou o hábito das crianças na hora do almoço. A sobremesa foi laranja, mas alguns recusavam pela dificuldade em descascar, mas hoje todos consumiram a fruta, por saberem que é um alimento saudável”, declarou.

Promovida em um ônibus estruturado como sala de teatro, a peça teve capacidade para 50 espectadores por sessão. O espetáculo “Sabor de Vitória” aborda a alimentação saudável de forma lúdica e criativa. Os alunos conheceram uma história contada por meio de charmosos bonecos, retratando cenas dos dias atuais, com o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos”, que foi abordado por intermédio de brincadeiras e diálogos, promovendo uma reflexão sobre a adoção de hábitos saudáveis na alimentação.

De acordo com o produtor do “Buzum!”, Fernando Negar, a chegada do projeto ao município contribui para a melhoria do acesso à cultura e ao teatro. “O espetáculo ‘Sabor de Vitória’ é muito lúdico e apresentado através de teatro com bonecos que falam um pouco sobre alimentação saudável. É muito importante que as crianças saibam quais alimentos são melhores para o consumo, porque nessa idade, de quatro a 10 anos, sabemos que eles gostam de comer aquelas besteirinhas, então é necessário trazer esse tema. Estamos tendo um resultado muito bacana”, afirmou.

Após as apresentações, cada criança recebeu um gibi e um teatro de papel para brincarem e montarem sua própria peça. Os educadores receberam o “Livro do Professor”, que contém os espetáculos do “BuZum!” em formato de história em quadrinhos.

Aluna do 3° ano da Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos, Larissa Rodrigues, de nove anos, elogiou o espetáculo. “Aprendi várias coisas, uma delas é que a gente não pode ficar comendo muitas besteiras, temos que comer coisas saudáveis. Me diverti, ri bastante e achei tudo muito bonito”, disse.

O mini teatro leva seus espetáculos gratuitamente aos alunos da rede de ensino por meio de patrocínio via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Na próxima quinta-feira (23), a Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva, no bairro Poço Fundo, receberá a ação.

 

 

Fonte – ASCOM/PMSPA
Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Lilian Souza






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *