SÃO PEDRO DA ALDEIA – Projeto “Policial Militar Cidadão” reúne alunos da rede municipal no primeiro dia de curso

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciou na terça-feira(15) o projeto “Policial Militar Cidadão”, com alunos da Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, localizada no bairro Fluminense. Durante três meses, 70 alunos da unidade escolar participarão do curso na sede do 25º BPM. Com carga horária de 60 horas, as atividades serão realizadas as terças e quintas-feiras, das 09h às 11h e das 14h às 16h. O projeto é voltado para alunos do 6° ao 9° ano.

Durante o primeiro dia, os alunos receberam material, apostila e uniforme do curso, aprenderam a canção da Policia Militar e cantaram o Hino Nacional. Durante o intervalo, foi oferecido lanche. O transporte dos estudantes até a sede do Batalhão é feito pelo ônibus escolar da SEMED.

Para a coordenadora de Saúde Preventiva da Secretaria de Educação, Maria Regina Silveira, o projeto é fantástico e o conteúdo programático é importante de ser trabalhado com adolescentes. “Ficamos muito agradecidos a PM, pois este projeto é pioneiro no Estado do RJ e o nosso município foi contemplado. Isso mostra que São Pedro da Aldeia, representada pela Secretaria de Educação, e a Polícia Militar têm uma parceria bem consolidada e que vem se fortalecendo dia após dia nas estratégias e ações de prevenção na rede municipal. Esperamos que nossos alunos possam aproveitar ao máximo, cada momento do projeto”, concluiu.

O projeto tem como finalidade promover a educação cidadã para os alunos da rede municipal de ensino, com idade de 12 a 16 anos. A grade curricular é composta por cursos de ética e cidadania; educação, moral e civismo; educação física; educação e segurança no trânsito; primeiros socorros; ordem unidade; supervisão e coordenação pedagógica, além da prevenção ao uso de drogas.

Mãe de aluno, Verônica Guedes destacou a importância da iniciativa dentro da unidade escolar. “Isso é um aprendizado para os alunos, eles precisam ter boas influências. Adorei esse projeto dentro da escola, o 25° Batalhão e a Secretaria de Educação estão de parabéns”, disse.

O corpo docente é formado por policiais militares com formação superior em licenciatura e com curso de capacitação e extensão voltado para a grade curricular do projeto. A iniciativa visa os pré-requisitos essenciais ao prosseguimento dos estudos. Com base no domínio da leitura, escrita e das diversas linguagens, o projeto permite a análise, sintetização e interpretação de dados, fatos e cálculos, de forma a valorizar o desenvolvimento pessoal. ​

Para o aluno do 7° ano da Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, Pedro Henrique Oliveira, o curso está sendo muito bom. “Muitas pessoas aqui podem se espelhar a seguirem carreira militar no futuro. O curso reforça a ideia de que as pessoas não podem usar drogas e nem se influenciar por quem usa. Estou gostando de participar do projeto”, afirmou.

Fonte – ASCOM/PMSPA
Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Lilian Souza

 



Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *