São Pedro da Aldeia reúne fiéis e visitantes para a procissão do padroeiro da cidade

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Nem o forte vento sudoeste desanimou os fiéis, que substituíram a procissão marítima por uma caminhada da Igreja da Pitória até a Igreja Matriz

O dia de São Pedro foi comemorado em meio à fé e tradição neste sábado (29/06). Padroeiro da cidade de São Pedro da Aldeia, a figura do pescador e padre possui forte representatividade na cultura aldeense. Nem o forte vento sudoeste desanimou os fiéis, que substituíram a procissão marítima por uma caminhada da Igreja da Pitória até a Igreja Matriz, no Centro da cidade. As festividades contaram com o apoio das secretarias de Cultura, Turismo e Segurança e Ordem Pública.

Nem o forte vento sudoeste desanimou os fiéis, que substituíram a procissão marítima por uma caminhada da Igreja da Pitória até a Igreja Matriz, no Centro da cidade | Fotos: Cleydson Alan

Ao pôr do sol, a imagem de São Pedro chegou à Praça Agenor Santos. A missa campal reunião uma multidão e contou a presença do prefeito Fábio do Pastel. “O dia 29 de junho já é uma data de festa tradicional, em que comemoramos o nosso padroeiro da cidade. É muito bom ver as pessoas envolvidas e mantendo viva a tradição. Tivemos até uma procissão atípica, porque normalmente é realizada pela lagoa e hoje, devido ao vento, vieram todos numa caminhada e foi uma procissão maravilhosa, linda. Fica aqui o meu parabéns ao Monsenhor Guedes, é sempre muito bom acompanhar esse momento da cidade”, destacou o prefeito.

Fotos: Cleydson Alan

O atual pároco do município, Monsenhor Guedes, destacou a identificação interreligiosa da população com São Pedro. “São Pedro com certeza é uma figura que transcende toda e qualquer religião. Desde os primórdios que ele tem essa importância enorme, porque foi o homem que teve na sua vida as duas faces: primeiro do homem rude e trabalhador, pescador no Mar da Galiléia, até o homem que, mesmo tendo negado Jesus três vezes, mostrou o tamanho de sua fé, não se acovardou e assumiu o comando da igreja após a morte de Jesus. A pessoa que São Pedro foi e a sua história, com certeza retratam o perfil de cada um de nós”, relatou.

Fotos: Cleydson Alan

Morador da cidade há apenas dois anos, Gleibsol Lopes comentou que estava ansioso para trazer os filhos, a Isabela, de quatro anos, e o Santiago, de cinco anos, para acompanharem os festejos. Nem mesmo a mudança de planos para a procissão terrestre desanimou a família que seguiu todo o trajeto do Porto ao Centro. “É a primeira vez que a gente vem acompanhar a procissão e eu fiz questão de trazer as crianças para manter essa tradição sempre viva. No nosso primeiro ano aqui, eles ainda eram muito novos, mas agora já entendem. Durante a semana toda eu já vim preparando, então eles já estavam ansiosos para participarem. Eu pretendo fazer isso todos os anos, para que a gente consiga manter esses costumes. Eu dou muito valor a isso, acho que isso é muito importante”, destacou.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, destacou o empenho dos agentes municipais em manter a proteção dos participantes. “Ficamos felizes em apoiar as festividades de São Pedro, padroeiro da nossa cidade, com a nossa dedicada Guarda Civil Municipal. Estivemos presentes em todos os eventos, cuidando do local e dos equipamentos durante as noites. A presença da Guarda é fundamental para garantir a segurança e a ordem, especialmente na procissão, permitindo que todos celebrem com tranquilidade e alegria”, apontou o secretário.

Fotos: Cleydson Alan

Com informações da ASCOM/PMSPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Wagner Muniz ganha concurso no SBT com fotografia inusitada de terno e gravata na praia, tomando água de coco
O resultado foi exibido nessa sexta-feira (19) ao vivo, e o Wagner …
RJ registra crescimento de quase 300% no número de pinguins resgatados nos últimos meses
Entre o mês de maio e o dia 19 de julho deste …
Polícia Militar Apreende Drogas e Prende Dois Suspeitos em São Pedro da Aldeia
A ocorrência foi registrada às 18h08 na Rua Resende, no bairro Fluminense …
Polícia Militar Encontra 287 Tiras de Maconha em São Pedro da Aldeia
A ocorrência foi registrada às 18h10 na Rua Esperança, no bairro São …
Evento de Lançamento de “As Aventuras de Ana de Manzoque” é um Sucesso
A Casa de Cultura recebeu grande público, demonstrando o apoio da comunidade …
Vagas de emprego nas regiões dos Lagos, Metropolitana e Baixadas Litorâneas
Vagas podem ser consultadas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e nos …
Mulher é encontrada morta com sinais de violência na Praia do Forte, em Cabo Frio
O corpo foi encaminhado para o IML da cidade, e a Polícia …
Lançamento do Livro “As Aventuras de Ana de Manzoque” de Tati Dantas
Publicado pela Aldeia Editora, o livro é a primeira obra infantil da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *