SÃO PEDRO DA ALDEIA – Reunião discute projeto de instalação de empresas no micropolo do Retiro em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, nesta terça-feira (26), a primeira reunião envolvendo sócios, proprietários e representantes das empresas que serão instaladas no micropolo Comercial e Industrial, no bairro Retiro.

Na ocasião, foi apresentado aos empresários o projeto do Micropolo do Retiro, abordando questões relativas à geografia da área, alcance viário, áreas de influência logística e propostas de acesso ao condomínio industrial. Ao final do encontro, foi estabelecido um grupo de trabalho, que será responsável pelo andamento e planejamento das próximas etapas do projeto. Cerca de oito empresas de diversos segmentos, de abrangência nacional e internacional, já manifestaram interesse concreto em se instalar no município, dentro da parceria público-privado. Participaram da reunião o vice-prefeito Mauro Lobo, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, além do subsecretário e do diretor de Desenvolvimento Econômico do município, Gilson Brandão e Paulo Jorge Santos.

O vice-prefeito Mauro Lobo deu as boas-vindas ao empresariado presente. ”São Pedro da Aldeia hoje é uma cidade que está em evidência na Região do Lagos e até mesmo no Estado do Rio. Aqui na Prefeitura o que nós temos é a boa vontade de todo o corpo técnico, de todos os secretários. Estamos à disposição, prontos para oferecer todo o apoio e incentivo necessários. Temos um setor de Desenvolvimento Econômico com pessoas competentes e preparadas, junto com a nossa Secretaria de Governo, dando andamento, agilidade e fluidez aos processos. Quero deixar claro que as portas estarão sempre abertas e, em caso de qualquer dificuldade, estaremos dispostos a atendê-los da melhor forma possível”, afirmou.

Durante o encontro, foram abordadas as conquistas e os resultados positivos produzidos pela atual gestão da Prefeitura com a política de captação de investidores, que tem colocado São Pedro da Aldeia em uma posição de destaque na área de desenvolvimento econômico e industrial, sendo referência para as demais cidades da Região dos Lagos. A credibilidade e a segurança jurídica da Administração Municipal, aliada à localização estratégica do município como um centro logístico da região, foram apresentadas como fatores determinantes para a chegada de novas empresas e empreendimentos inéditos, como a Usina de Tratamento de Biogás, a primeira do Brasil, e a loja de departamentos Havan, primeira do estado do Rio de Janeiro.

Empresário do ramo de importação, Wladimir Dial elogiou a gestão atual. “São Pedro da Aldeia está em um processo de evolução extremamente satisfatório. A cidade é a bola da vez, não só pela questão logística e industrial, mas também no quesito ecológico. O Prefeito Cláudio Chumbinho está de parabéns pelo desenvolvimento de uma gestão eficiente, inteligente, inovadora e voltada para a sociedade. Diante de um momento de crise, São Pedro da Aldeia vem se destacando como o maior fomentador de empregos diretos e indiretos de toda a Região dos Lagos”, declarou o conselheiro da holding All Confiance Wine & Food, empresa presente na Europa e Uruguai.

Para o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, é fundamental a parceria, o trabalho em conjunto e a união de todos os envolvidos no projeto do Micropolo do Retiro. “A Prefeitura se sente honrada com a presença e a participação de cada empresário. Não existe Poder Público sozinho, nem iniciativa privada sozinha. O sucesso só é possível por meio da parceria público-privado. É importante que haja esse movimento, não só com a Prefeitura, mas também com a Associação Comercial e Industrial do município. Nós queremos pessoas que venham agregar e construir novas possibilidades para nossa cidade. É muito bom ver o estímulo desses empresários com São Pedro da Aldeia. Temos um ambiente propício, com uma logística extremamente favorável, e um conjunto de benefícios muito grande para as empresas. Não tenho dúvidas do sucesso desse projeto”, disse.

Responsável por conduzir a apresentação do projeto, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão, destacou o bom momento vivido pelo município, a despeito da crise econômica enfrentada pelo país. “Nosso município tem feito o dever de casa. Fazemos este trabalho há bastante tempo, buscando nichos estratégicos e trabalhando com segurança jurídica. Nosso primeiro alvo era ser a referência logística da região e atingimos essa meta rapidamente. Temos um planejamento e reunimos todas as condições necessárias para conter a crise, gerar novos empregos e criar uma prosperidade fantástica que vai beneficiar não só São Pedro da Aldeia, mas toda a região”, salientou.

Nomeada secretária geral do grupo de trabalho das empresas candidatas ao micropolo, a advogada Simone Santos falou sobre os próximos passos. “Temos aqui não só representantes, mas donos e sócios de empresas que, efetivamente, desejam migrar para São Pedro da Aldeia. São empresas de diversos segmentos que trarão, além da geração de empregos, o conceito de responsabilidade social com o município e seus moradores. Será criada uma associação para gerir o Micropolo dentro dessa parceria público-privado. Existem outros pontos a serem verificados, junto ao Ambiente, à Fazenda, a questão das licenças específicas e outras questões de financiamento e investimento, que iremos discutir nas próximas reuniões, de forma coletiva”, ressaltou.

Na ocasião, também foi discutida uma proposta inovadora de instalação de uma usina de energia solar fotovoltaica no Micropolo, voltada à produção de energia limpa e renovável. As próximas etapas de desenvolvimento do projeto incluem novas reuniões de trabalho, envolvendo instituições privadas, pesquisas de viabilidade técnica e visitação à área. Com cerca de 85.000 m², o condomínio industrial no Micropolo do Retiro será baseado nos conceitos social, econômico e sustentável. O decreto de criação do micropolo comercial do bairro Retiro foi assinado em maio de 2016 pelo Prefeito Cláudio Chumbinho. O local abrigará as empresas Pescado Magalhães, Frutal, TEM e Strong e deverá contar ainda com empreendimentos de alto nível nos ramos alimentício, náutico, importação de vinhos e derivados, cosméticos, dentre outros segmentos.

Fonte – Texto: Raíra Morena
Fotos: Jefferson Viana
ASCOM/PMSPA




Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *