A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, criou a primeira Coordenadoria Municipal LGBT da Região dos Lagos. Em reunião nesta semana com o coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, o representante aldeense Victor Jotha discutiu assuntos pertinentes ao tema.
O coordenador LGBT de São Pedro da Aldeia apresentou as demandas do município para enfrentar a discriminação e para promover a cidadania da população LGBT. Foram pactuados alguns compromissos entre a gestão estadual e municipal, como o apoio técnico do Programa Rio Sem Homofobia para a construção do plano municipal de políticas públicas “São Pedro da Aldeia pela Cidadania LGBT”; parceria para o atendimento a LGBT em demandas de cidadania e discriminação; e articulação de um programa de formação continuada de servidores públicos municipais para o atendimento qualificado à população LGBT, especialmente nas áreas assistência social, educação, saúde e guarda municipal.
Coordenador Municipal LGBT, Victor Jotha falou da importância de assumir a coordenadoria após quase 10 anos de militância.
“Essa conquista é fruto de um longo e árduo caminho, embasado em muito trabalho e seriedade. No país que mais morrem LGBT no mundo, cada nova política construída para a garantia, efetivação e ampliação de direitos para LGBT deve ser comemorada. Essa é mais uma porta que se abre para acolher a demanda LGBT de São Pedro da Aldeia e deve ser acessada por toda a nossa população. Busco inspiração nos grandes líderes com quem tive contato ao longo de minha vida e na militância para pensar sempre caminhos possíveis de intervenção na questão social posta para a comunidade. Obrigado ao prefeito Cláudio Chumbinho, nossa secretária Ester Marques, subsecretária Olívia Sá pela confiança e receptividade”, afirmou.
Fonte ASCOM/PMSPA