SÃO PEDRO DA ALDEIA – São Pedro da Aldeia é finalista no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O município de São Pedro da Aldeia foi um dos 35 finalistas do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado na última quinta-feira (28) no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Vice-prefeito Mauro Lobo recebeu a placa de finalista na solenidade. A cidade foi a única da Região dos Lagos a chegar nesta fase. O projeto aldeense “Aroeira – Novos tempos, novos rumos” concorreu na categoria Inovação e Sustentabilidade. Também participaram da cerimônia os secretários de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, e de Governo, Eron Bezerra, além do governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e do diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, dentre outras autoridades.

Fotos: Ayron Dias

O Vice-prefeito Mauro Lobo falou com orgulho da participação do município. “Estou muito feliz por ter participado desse evento representando o nosso Prefeito Cláudio Chumbinho. São Pedro da Aldeia tem trabalhado muito em prol do desenvolvimento e do cidadão. Chegar até aqui é motivo de muito orgulho para nós, principalmente para o secretário Dimas, a equipe de Desenvolvimento Econômico e todas as Secretarias envolvidas neste trabalho”, declarou.

O Prêmio Prefeito Empreendedor é um programa de reconhecimento aos gestores públicos que tenham implementado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A edição de 2018 premiou projetos nas categorias “Políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, “Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico”, “Compras governamentais de pequenos negócios”, “Pequenos negócios no campo”, “Inovação e sustentabilidade”, “Empreendedorismo nas escolas”, “Desburocratização e implementação da Redesimples” e “Inclusão produtiva e apoio ao microempreendedor individual (MEI)”.

Na ocasião, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, relembrou sua história com o prêmio e parabenizou a todos os envolvidos na iniciativa. “Pouquíssimas instituições no país valorizam o trabalho do Prefeito, que tem um valor inestimável, então é um prazer imenso estar nessa solenidade, esse é um dia alegre para todos nós que trabalhamos com gestão pública. O Brasil é uma soma dos mais de 5.500 municípios e se cada um deles estiver bem, o Estado e o país estarão bem. Empreender nesse atual cenário é muito difícil, então parabenizo a todos”, afirmou.

O projeto de São Pedro da Aldeia destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo e parceiros no Assentamento Ademar Moreira, no bairro São Mateus, em prol da organização e legalização do manejo e cultivo da aroeira, conhecida como pimenta rosa. Em maio deste ano, os produtores rurais da localidade receberam a autorização ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para o manejo da semente e inauguraram o Centro de Beneficiamento Primário da Aroeira.

“Essa é uma motivação para continuarmos o trabalho e no próximo ano participarmos novamente. Tivemos a oportunidade de mostrar que São Pedro da Aldeia faz parte do cenário de inovação e sustentabilidade, sendo selecionado entre diversos projetos apresentados no Estado com um trabalho que tem menos de um ano de execução”, comentou o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu.

Participaram do evento o diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, a diretora de Apoio Empresarial, Ivonete Santos, o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Rafael Zéca, o presidente da Associação dos Lavradores, Edimar Oliveira, a coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Cláudia Vieira, e o analista e gestor de Projetos do Sebrae, Ronald Silveira.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Ayron Dias







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *