SÃO PEDRO DA ALDEIA – SECRETARIA DE AMBIENTE REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA NA ORLA DA PRAIA DO CENTRO

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento (Sealps), realizou nesta sexta-feira (08) um mutirão de limpeza na orla da Praia do Centro. A mobilização reuniu cerca de 30 voluntários, que percorreram as areias aldeenses, durante toda a manhã, para efetuar a coleta de micro lixos nocivos ao ambiente e à vida marinha. A ação contou com o apoio da Prolagos e participação de alunos da rede estadual de ensino, além de uma equipe da Sealps. A iniciativa faz parte da programação especial em alusão à Semana do Meio Ambiente e teve como objetivo promover uma conscientização ambiental e preservar o ecossistema.

Acompanhando o mutirão de limpeza, o Secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto, falou sobre a mobilização. “Todas as nossas ações têm o cunho de educação ambiental e nós pretendemos levar esse trabalho não só para as escolas municipais, mas também para a rede estadual. A ideia com essa ação é fazer um trabalho educativo, demonstrando os riscos de contaminação ao meio ambiente e à cadeia alimentar marinha, além de abordar toda a poluição que os rios, mares e lagoas vem sendo acometidos em função da má destinação e do mau uso desses materiais utilizados pelo ser humano. Queremos alertar que esse pequeno lixo descartado incorretamente, que pode parecer inofensivo, causa na realidade um grande impacto ambiental”, disse.

Na ocasião, os voluntários e colaboradores receberam luvas e sacolas plásticas para o recolhimento dos resíduos encontrados. No local, uma tenda foi montada para a recepção dos participantes e disposição dos materiais de apoio, água e lanche. Uma das colaboradoras do projeto, a fiscal de Meio Ambiente, Daiana Cabral, recebeu os alunos e forneceu orientações para a coleta dos micro lixos, como canudos, tampinhas de garrafa e guimbas de cigarro. “São pequenos lixos que a coleta diária não consegue recolher. Materiais que geralmente são plásticos, levam anos para se decompor e que os animais acabam ingerindo e morrendo por intoxicação. O que estamos fazendo é um trabalho de conscientização, de alerta à população”, afirmou.

Para a professora de Língua Portuguesa e Filosofia, Taís Oliveira, a ação é positiva para os alunos. “Nós ficamos muito felizes com essa parceria, iniciativas como essa são muito importantes, principalmente porque vivemos em uma região em que você vê natureza o tempo todo. Então, é legal mostrar isso para as crianças, trazer essa conscientização ambiental. Seria interessante termos projetos como esse também dentro das escolas”, ressaltou.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Rascão, Ana Clara Ferreira ressaltou a importância da colaboração de todos para manter a cidade limpa. “Estamos ajudando o meio ambiente e isso serve de exemplo para as pessoas que costumam jogam lixo na praia. A areia não é lugar de lixo. Se todo mundo fizesse sua parte, ajudaria muito”, comentou. A mobilização também contou com a participação especial do polvo mascote da Prolagos, o Prolaguito, e de alunos do CIEP-146 Professor Cordelino Teixeira Paulo.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Raíra Morena






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *