SÃO PEDRO DA ALDEIA – Simulação no mar marca visita de alunos do Projeto Defesinha à Praia de Geribá

BÚZIOS CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Projeto Defesinha, desenvolvido pela Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, entrou na penúltima semana de atividades. Nesta segunda-feira (21), os pelotões visitaram a Praia de Geribá, localizada no município de Armação dos Búzios, para adaptação ao meio líquido em canto de pedra, atividades físicas e recreação. Durante a visita, os alunos acompanharam uma simulação de afogamento em vala, com o apoio dos guarda-vidas da cidade. O Defesinha continua nesta terça-feira (22), com ida à Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

Foto: Renato Fulgoni

O diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, falou sobre a programação. “Nessa semana, estamos buscando atividades diferentes do que já foi desenvolvido anteriormente. Nós fizemos uma simulação com o apoio dos guarda-vidas de Búzios, onde as crianças puderam ver na prática os procedimentos que ensinamos na teoria. Da areia, eles me viram entrando em uma vala, sendo rebocado pelos guarda-vidas e saindo num banco de areia. Foi importante termos feito essa atividade no canto direito da Praia de Geribá para que eles visualizassem bem o que deve ser feito e terem noção do perigo”, explicou.

Foto: Renato Fulgoni

A programação do dia teve início com alongamento, corrida na praia e ordem unida. Em seguida, as crianças e adolescentes acompanharam a simulação de afogamento, executada pelo diretor Marcus Dothavio e os guarda-vidas da Praia de Geribá, reforçando as orientações repassadas aos participantes do projeto anteriormente. Antes do lanche, os alunos tiveram um momento de recreação, com muito banho de mar, futebol de areia e circuito funcional.

Foto: Renato Fulgoni

Para Karla Vianna, que começou como monitora voluntária do projeto e hoje faz parte da equipe de organização, não há dia ruim para as crianças do Defesinha. “Essa é uma oportunidade delas visitarem lugares que nunca foram, além de ser um aprendizados que levam para o resto da vida. Essa questão de estarem em grupo, fazendo atividades, é diferente de estar na escola, é por isso que todos sempre fazem questão de, ano a ano, realizarem novamente a inscrição. Os pais, quando nos entregam os filhos de manhã, sabem que estão em boas mãos. As crianças adoram e estão sempre aqui com a gente”, afirmou.

Destaque em toda a região, o projeto educacional da Prefeitura de São Pedro da Aldeia atende crianças e adolescentes com idade entre 04 e 14 anos, incluindo alguns alunos com necessidades especiais e o núcleo de Iguaba Grande. Entre os principais objetivos do Defesinha estão proporcionar aos participantes atividades de cidadania e promover cultura, integração e inclusão social.

O setor de Transporte da Secretaria Municipal de Educação atende diariamente o projeto, realizando o deslocamento dos alunos para as atividades externas, tanto dentro, quanto fora do município aldeense. Além do Defesinha, a equipe também auxilia o projeto Botinho, promovido pelo Corpo de Bombeiros.

As ações do Projeto Defesinha acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h, e também contam com o apoio de monitores voluntários. O encerramento, com formatura, está previsto para acontecer em 30 de janeiro.

Foto: Renato Fulgoni

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *