SÃO PEDRO DA ALDEIA – Soletrando Municipal é sucesso em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O projeto “Soletrando Municipal”, voltado para os alunos do 2° ao 9° ano da rede municipal de ensino, foi um verdadeiro sucesso em São Pedro da Aldeia. A competição aconteceu no último sábado (22) e reuniu estudantes, professores, diretores e pais de alunos na E. M. Profª Mirian Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense. O evento contou com a presença da subsecretária de Educação, Lúcia Nogueira, da assessora Pedagógica, Elizangela Rigueira, da coordenadora do projeto, Daiana Quintanilha, e demais servidores da SEMED. Participaram da disputa 25 alunos do 1° segmento e 11 alunos do 2° segmento.

A subsecretária de Educação, Lúcia Nogueira, agradeceu a presença de todos e parabenizou pais, diretores, equipe SEMED e alunos presentes. “É muito importante que os pais participem sempre da vida dos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes. Isso nos dá força para trabalhar com mais vontade e afinco. Estamos aqui para construir uma educação diferente em São Pedro da Aldeia”, afirmou.

 

Com o objetivo de conscientizar a criança sobre a importância da escrita correta, como forma de ampliar o conhecimento, o projeto “Soletrando” contou com uma mesa de jurados composta por servidores da Secretaria de Educação. Fizeram parte da equipe avaliadora do 1° segmento as professoras Cristina Braga, Naina Muzy e Lucia Amélia de Andrade. Já na mesa de jurados do 2° segmento, estiveram presentes as professoras Valma Barreto, Juliana de Souza e Cristina Rosa.

A professora de Língua Portuguesa e integrante do quadro de jurados do Soletrando, Cristina Braga, falou sobre a preparação do evento. “O projeto foi organizado com muito carinho e atenção de toda equipe. Fiquei encantada com o comprometimento e comportamento dos alunos, que estavam muito concentrados. Parabenizo os professores de Língua Portuguesa e Produção Textual, que instruíram cada estudante. O sucesso do evento é resultado do trabalho desses professores em cada unidade escolar municipal”, disse.

 

Na ocasião, cada aluno participante sorteou um número dentro de uma caixa. O concorrente soletrou a palavra. Em casos de acertos, o competidor permaneceu na disputa, já em casos de erros, o estudante foi desclassificado. As palavras estiveram dentro do nível de escolaridade de cada segmento.

A aluna Maria Cecília Rodrigues, do 4° ano da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, do bairro Porto do Carro, garantiu a primeira colocação na categoria 1° segmento. Já a aluna Gerciane da Silva, da E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, também conquistou a primeira colocação na categoria 2° segmento. A segunda colocação ficou com o aluno Miguel Arthur Carvalho, do 3° ano da E. M. Flonete Alexandrino da Silva, no bairro Poço Fundo, e com a aluna Shaiane de Souza, do 7° ano da E. M. Lucinda Franciscone de Medeiros, do bairro Porto do Carro, do primeiro e segundo segmento, respectivamente.

A aluna da E. M. Antônio Rodrigues, vencedora da categoria 1° segmento, Maria Cecília Rodrigues, comentou sobre a emoção da vitória. “Para poder ganhar uma competição, deve-se estudar muito e ter coragem para participar. Eu me sinto muito honrada em ter ganhado e feliz por todos os outros alunos que chegaram até aqui”, concluiu.

Para a professora da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, Fernanda Matias, o sentimento que fica é de emoção e alegria em relação ao resultado. “A Maria Cecília é uma excelente aluna, tem bons resultados nas aulas e nos trouxe aquilo que ela já reflete durante todos os dias em sala”, comentou.

Os primeiros colocados ganharam um troféu e um headphone. Os segundos colocados, além do troféu, receberam uma caixinha de som. Todos os participantes receberam medalhas.

 

A estudante da E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, vencedora da categoria do 2° segmento, Gerciane da Silva, estudou muito para preparação do Soletrando. “Me dediquei estudando bastante, com as palavras que tinha mais dificuldade eu treinei ainda mais em casa. Estou muito feliz com a vitória”, garantiu.

De acordo com a coordenadora do projeto, Daiana Quintanilha, a equipe de organização ficou muito satisfeita em ver o resultado do Soletrando Municipal. “O empenho dos alunos envolvidos e das crianças que treinaram estudando o vocabulário nos deixa muito feliz. Acima de tudo, a gente trabalhou a Língua Portuguesa com nossos estudantes, que é um dos principais focos da rede de ensino, de estar ensinando a linguagem de forma correta. O soletrando foi muito mais do que um evento, foi uma forma de aumentar o crescimento do vocabulário dos alunos” destacou.

 

Fonte – ASCOM/PMSPA
Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Lilian Souza





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *