SÃO PEDRO DA ALDEIA – Unidades de Saúde recebem ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A terça-feira (08) foi de muita festa e conscientização nas Unidades de Saúde da Família (USF) e na sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca) em São Pedro da Aldeia. Em alusão ao Dia da Mulher, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o projeto “Mulher em Foco”, que levou aos bairros uma programação especial focada na saúde da mulher. As ações foram realizadas nas USFs Botafogo, Porto do Carro, Ponta do Ambrósio, São Mateus, Praia Linda, Vinhateiro, Campo Redondo e São João I e II.

A subsecretária de Saúde, Sonia Marques, falou sobre a celebração. “Não queremos apenas comemorar essa data, queremos incentivar debates e reuniões com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. Nosso esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Muito já foi conquistado, mas ainda há muito a ser feito”, destacou.

“A Secretaria de Saúde programou diversas atividades dedicadas à saúde da mulher para que nossas moradoras fiquem ainda mais lindas, empoderadas e atuantes na sociedade. Entendo que o objetivo desta data não é apenas comemorar e homenagear, mas sim demonstrar a importância de cada mulher na sociedade. Cada mulher é única e nós precisamos cuidar delas oferecendo serviços de saúde que as tratam na sua integralidade”, afirmou a subsecretária de Saúde, Maria Lúcia Feitosa, que também acompanhou as atividades no Paismca.

No Centro, a celebração começou às 9h no Paismca com um dia de beleza. As participantes puderam cuidar dos cabelos, apreciar um belo café da manhã e participar de uma palestra sobre câncer de mama. Na parte da tarde, foi realizada uma oficina de gestante com foco nas questões de prevenção, Zika e aleitamento materno.

 

Segundo o subsecretário de Atenção Básica, Adebal Vieira, cada unidade planejou as atividades do dia de acordo com o grau de relevância atribuído pela população em seu território. “Nosso desejo é que as unidades sejam reconhecidas como representantes da saúde dentro da comunidade, por isso, as palestras foram conduzidas pelos enfermeiros ou médicos. Não tivemos um evento centralizado nesse Dia Internacional da Mulher, programamos para todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família um evento local”, explicou.

Na USF do bairro Ponta do Ambrósio, a programação começou com uma oficina sobre sexualidade e sorteio de brindes, seguidos por café da manhã e coleta de preventivo. A animação também foi garantida na unidade do Porto do Carro, que contou com sorteio de brindes, lanche, atividades educativas sobre saúde bucal e coleta de preventivo.

Moradora do bairro Porto do Carro há 26 anos, Juciane Ferreira elogiou a iniciativa. “Gostei bastante dessa homenagem que a Prefeitura está fazendo a todas nós, mulheres. Essa é primeira vez que participo de uma ação especial no posto e sempre sou bem atendida pela equipe, a médica é bastante atenciosa”, disse.

As unidades do Vinhateiro e Botafogo ofereceram oficina e atividades educativas para gestante. A USF Baixo Grande contou com atividades educativas e a unidade de São Mateus preparou uma programação especial sobre prevenção da violência doméstica. No bairro Praia Linda, as mulheres também tiveram um dia de beleza com corte de cabelo e sobrancelhas, ações de saúde bucal e coleta de preventivo. Na USF do Campo Redondo, a manhã contou com atividades sobre o aleitamento materno. No São João I, foram preparadas ações educativas sobre dengue, zika e chikungunya e a unidade do São João II ofereceu coleta de preventivo e atividades educativas. 

comemoração ao Dia Internacional da Mulher 3

comemoração ao Dia Internacional da Mulher 4

comemoração ao Dia Internacional da Mulher

comemoração ao Dia Internacional da Mulher2

comemoração ao Dia Internacional da Mulher22

Fonte Ascom/PMSPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *