SÃO PEDRO DA ALDEIA – VISTORIA DOS TÁXIS TEM INÍCIO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

Teve início nesta segunda-feira (25) o período de vistoria dos táxis em São Pedro da Aldeia. A inspeção nos veículos é realizada de acordo com a ordem numérica da autonomia, conforme o calendário divulgado pela Diretoria de Transportes. O prazo final vai até o dia 30 de abril. A vistoria anual é obrigatória para todos os automóveis licenciados para o transporte de passageiros na modalidade táxi. Os condutores titulares ou motoristas auxiliares devem comparecer à sede da Diretoria de Transportes, situada na Avenida Francisco Coelho Pereira, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para a apresentação dos documentos exigidos e marcação prévia da vistoria.

O responsável pelo setor de Transportes no município, Fábio Oliveira, falou sobre o processo. “É de suma importância avaliarmos as condições dos veículos de acordo com os itens elencados no Código de Trânsito Brasileiro. Afinal de contas, o automóvel é a ferramenta da autonomia, da prestação do serviço à população. É uma forma de fiscalizar e trazer mais segurança. É importante que os condutores compareçam, primeiro, à sede da Diretoria de Transportes para a entrega e análise prévia da documentação. Estamos à disposição para dar todo o suporte presencial aos profissionais e tirar todas as dúvidas, de segunda a sexta-feira. Só poderão passar pela inspeção municipal os veículos que estiverem com a sua situação cadastral em dia e totalmente legalizados no município”, disse.

Realizada de forma anual pela Prefeitura, a vistoria dos veículos destinados ao transporte de passageiros na modalidade táxi tem como objetivo a atualização de documentos e inspeção dos equipamentos obrigatórios, como lanternas, farois, extintor de incêndio, buzina, para-brisas, pneus, entre outros itens. Além das exigências previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros também devem atender aos padrões técnicos de segurança, higiene e conforto. Após aprovado, o veículo registrado recebe um Cartão de Autorização provisório, que deverá ser afixado na parte interna do automóvel, em local visível.

Taxista há dois anos em São Pedro da Aldeia, Carlos César Veiga foi um dos profissionais aprovados no procedimento. “Esta já é a terceira vistoria que realizo e estou sempre fazendo a manutenção do carro. É importante estarmos com todos os equipamentos obrigatórios funcionando, com boas condições de uso para poder prestar um bom atendimento aos nossos passageiros”, afirmou.

Para a realização da vistoria, será exigido o pagamento de uma taxa e a apresentação da documentação, que inclui o “Nada Consta” da Secretaria de Fazenda, referente a pagamento de possíveis multas aplicadas; IPVA 2019 pago; cópia do certificado do registro de veículo (CRV) e do certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) do ano vigente, expedido pelo Detran; cópia do certificado de vistoria GNV, se instalado; vistoria IPEM 2018; certidão negativa de débitos do ISSQN; cartões de autorização do veículo e condutor; além do documento de realização do curso de taxista para aqueles que ainda não apresentaram. Os profissionais que renovaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2019 também devem entregar a cópia do novo documento.

Atualmente, o município conta com 234 táxis ativos. Após o agendamento da inspeção, os condutores licenciados devem comparecer com seus veículos à garagem municipal, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. Os atendimentos para vistoria são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para uma melhor organização do processo são atendidos até 12 veículos por dia.

A inspeção anual de veículos automotores especialmente destinados à condução coletiva de passageiros da categoria de Aluguel – Táxi – está estabelecida pela Lei n° 2.533 de 10 de abril de 2014.

Confira o calendário completo da vistoria dos táxis 2019:

· 25 a 29 de março: Táxis de 001 a 050.

· 01 a 05 de abril: Táxis de 051 a 100.

· 08 a 12 de abril: Táxis de 101 a 150.

· 15 a 18 de abril: Táxis de 151 a 200.

· 22 a 26 de abril: Táxis de 201 a 250.

· 29 a 30 de abril: Táxis de 251 a 258.

 

Fonte – ASCOM/PMSPA

Por Raíra Morena




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *