SAQUAREMA – Guardas municipais paralisam as atividades para pedir melhorias

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SAQUAREMA

Categoria reclama das condições de trabalho, salários defasados e desvalorização

 

Os guardas municipais de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, estão com as atividades parcialmente paralisadas. Nesta segunda-feira (4), 60% dos agentes permanecem na sede do órgão sem realizar as atividades na rua, segundo números passados por representantes do movimento.

Guardas municipais estão na sede do órgão em protesto contra as más condições de trabalho. — Foto: Guarda Municipal/arquivo pessoal

A paralisação começou na quarta (30). Os profissionais reclamam das más condições de trabalho, de salários defasados (desde 2014, de acordo com o agentes) e desvalorização da categoria.

Ainda de acordo com o agentes, todos os guardas aderiram à paralisação, exceto os comandantes e parte dos supervisores.

Segundo eles, os convocados dos últimos concursos não possuem matrícula e talão de autuação, o que impossibilita a aplicação de multas e o exercício de função. Já os guardas ambientais afirmam que trabalham com o desvio de função, já que auxilia no controle do trânsito.

“A situação estava tensa há bastante tempo. A ‘ponta do iceberg’ foi o fato da Prefeitura marcar uma reunião com a Polícia Militar para discutir a segurança pública dos eventos da cidade e nenhum representante da guarda municipal foi chamado”, pontua um agente que não quis ser identificado.

As atribuições dos guardas são: a prestação do serviço patrimonial, o que se resume aos cuidados com o patrimônio do município; serviço de ordenamento público e de trânsito, que é representado pela sinalização, direcionamento de tráfego e fiscalização de trânsito; e o serviço de guarda ambiental.

A reportagem aguarda um posicionamento da Prefeitura sobre as reclamações feitas pelos guardas.

 

 

Fonte G1/Inter TV





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *