Saúde aldeense ganha serviço de apoio com equipe e ambulância 24 horas

Saúde aldeense ganha serviço de apoio com equipe e ambulância 24 horas

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Profissionais podem ser acionados pelo número 192 e realizam atendimento no âmbito municipal 

Os moradores de São Pedro da Aldeia ganharam uma equipe de apoio à Saúde, que já está realizando atendimentos no âmbito municipal em atividades que não competem ao Corpo de Bombeiros. Atuando com ambulância 24h, os profissionais dão suporte a todo o município e auxiliam no deslocamento entre a residência do cidadão e o Pronto-socorro Municipal. A equipe, que é formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores, pode ser acionada por meio do número 192.

O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu os profissionais em seu gabinete para a entrega dos certificados do curso de capacitação e parabenizou toda a equipe. Na ocasião, o chefe do executivo destacou as conquistas da Saúde aldeense, como a inauguração de 11 postos de saúde e do Laboratório de Próteses, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a reforma e estruturação do Pronto-socorro Municipal, a eficiência do programa Melhor em Casa e a chegada do Hospital do Olho que, apesar de ser uma unidade particular, é conveniado ao SUS. “Gostaria de agradecer toda a equipe, esse é mais um momento importante para nós. A gente vem implantando diversas ações ao longo da nossa gestão, que vêm melhorando muito a Saúde do nosso município. Desejo que façam um bom trabalho em prol da nossa população, a humanização no atendimento é muito importante”, afirma o prefeito Cláudio Chumbinho.

A equipe de apoio é composta por 24 profissionais, sendo quatorze técnicos, seis enfermeiros e quatro condutores da rede municipal de Saúde, e está sediada na Rua Rita Pereira, nº 52, no centro da cidade. Os profissionais trabalham em regime de plantão para garantir o funcionamento 24h do serviço e realizam atendimentos, em situações domiciliares, de urgência e emergência, além de oferecerem suporte a pacientes psiquiátricos e atendidos pelo programa “Melhor em Casa”. É importante ressaltar que os atendimentos nas vias continuam sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros, como por exemplo acidentes de trânsito.

CAPACITAÇÃO

Para formação da equipe, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o curso de capacitação de Atendimento Pré-hospitalar (APH), com carga horária total de 60 horas. A qualificação, com duração de uma semana, apresentou abordagem teórica e prática e foi ministrada pelo enfermeiro Francisco Dieimes Peixoto.

A técnica em enfermagem Adenair Pacheco avalia positivamente o curso de capacitação, desenvolvido para qualificar os profissionais responsáveis pelo atendimento aos moradores. “Foi muito gratificante para a gente participar desse curso e a expectativa para o serviço é a melhor possível. Eu prezo muito pela humanização e espero contribuir para o melhor atendimento à população, sempre com um olhar diferenciado”, declara.

ATENDIMENTO QUALIFICADO

O foco no atendimento humanizado aos cidadãos aldeenses também foi um pedido reforçado pela secretária de Saúde, Francislene Casemiro, que espera, com a nova equipe, suprir as necessidades básicas do município no deslocamento entre a casa do morador e o Pronto-socorro. “Iniciamos o nosso serviço de apoio dentro da cidade, com profissionais que passaram por um curso de capacitação para realizar esse trabalho. O que eu peço de cada um é que eles priorizem a humanização quando chegarem na casa do morador e acolherem o usuário, queremos deixar esse legado para o município. A ambulância funciona 24h por dia, com uma equipe composta por dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro de plantão e condutor”, ressalta.

Servidor efetivo da Prefeitura aldeense e um dos condutores capacitados para o serviço, Wenderson Ferreira se mostra muito feliz com a oportunidade. “Essa é mais uma vitória para a população de São Pedro da Aldeia. Estávamos todos ansiosos para começar a trabalhar logo, esse dia chegou e agora estamos aqui para servir a população”, comenta.

Também participaram da cerimônia simbólica para entrega dos certificados o secretário adjunto de Saúde, Bruno Soares, a coordenadora de Enfermagem, Priscila Dantas, e o instrutor do curso, Francisco Dieimes Peixoto.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Roberto Oliveira, considera a criação da equipe de apoio um dos atos mais importantes da Saúde, por auxiliar o cidadão que precisa do setor de emergência de imediato. “Nós tínhamos esse serviço há um tempo atrás, que começou com a gestão do prefeito Cláudio Chumbinho e agora retorna com uma força melhor, equipamentos melhores e equipe ainda mais capacitada. Parabéns a todos”, disse.

Com informações da ASCOM/PMSPA / Texto: Gabrielly Costa / Fotos: Renato Fulgoni


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *