SAÚDE – Prefeitura aldeense vai iniciar Testes de Diagnóstico Rápido nas Unidades de Saúde

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, vai implantar, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família e nas Unidades Básicas, o Teste de Diagnóstico Rápido (TRD) para HIV, sífilis e hepatites B e C. Esse teste, hoje realizado apenas no Pronto-Socorro Municipal, vai dar agilidade ao início do tratamento destas doenças, com a descoberta de forma mais precoce.

Para a implantação destes testes nas Unidades de Saúde, a Secretaria está realizando um treinamento para enfermeiros, em parceria com o Governo do Estado, O término está previsto para a próxima segunda-feira (17).

“A primeira aula foi apenas teórica, com a situações sendo colocadas para os profissionais. O encerramento será com aula prática”, explicou a diretora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAIMSCA), Simone Rangel.

Segundo Simone, nem todas as Unidades tem estrutura física adequada à realização do TRD, portanto o programa não será iniciado em todas elas.

“São algumas exigências técnicas que têm de ser respeitadas. Por isso, em breve estaremos divulgando aonde os TRDs irão acontecer”, disse.

Fonte ASCOM/PMSPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *