Secretaria de Estado de Turismo, TurisRio e Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ promovem palestra sobre Orçamento Público

Secretaria de Estado de Turismo, TurisRio e Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ promovem palestra sobre Orçamento Público

ESTADO DO RIO

Evento faz parte da Jornada de Alinhamento Técnico. Cerca de 80 gestores de municípios participaram da capacitação online

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, a Companhia Estadual de Turismo do Rio e o Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas e Gestão, promoveram, nesta terça-feira (03/08), uma palestra sobre orçamento público. A aula, que teve a participação de cerca de 80 gestores municipais do turismo fluminense, foi uma continuação do projeto “Jornada de Alinhamento Técnico do Turismo Fluminense”, que aconteceu no primeiro semestre de 2021.

A diretora de Gestão e Desenvolvimento da Setur-RJ, Valéria Lima, e a assessora pedagógica da Escola de Contas do TCE, Marcia Calçada, fizeram a mediação do evento. Durante a abertura, Valéria agradeceu a presença de todos e lembrou a importância do assunto.

– Espero que esse encontro de hoje auxilie a todos. Sabemos que há uma demanda grande, relacionada a orçamento, por parte de todos os municípios e por isso desejo que todos aproveitem ao máximo o conhecimento que será oferecido aqui.

A docente da Escola de Contas do TCE, Gecilda Esteves, que ministrou a aula, esclareceu dúvidas sobre os principais elementos do orçamento público e abordou diversos temas relacionados, como, por exemplo, a gestão municipal e o planejamento das atividades.

– Eu sei que todos que trabalham com turismo têm muita vontade de fazer o negócio acontecer, porém é preciso entender como tudo funciona antes de começar. Planejamento e organização são dois itens que andam juntos, por isso é necessário que vocês desenvolvam bem esses conceitos. Vamos trabalhar juntos porque o que todos queremos é que, nos próximos quatro ou cinco anos, o turismo do Rio de Janeiro seja referência nacional e internacional.

Ao final da palestra os participantes puderam enviar perguntas através do chat, que foram respondidas, como, por exemplo, relacionadas à conexão entre planejamento a orçamento, busca de estratégias para a integração institucional, e outras dificuldades encontradas pelos municípios na prática da previsão e execução orçamentária. A “Jornada de Alinhamento Técnico do Turismo Fluminense” faz parte do Programa de Excelência em Capacitação para a Gestão do Turismo Fluminense, objeto de parceria firmada pelas instituições em 2019.

Com informações da Ascom Setur/TurisRio


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *