Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia certifica participantes do festival gastronômico

Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia certifica participantes do festival gastronômico

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Cerimônia de premiação foi realizada durante assembleia do Conselho Municipal de Turismo

A segunda-feira (15/08) foi especial para os participantes da edição de inverno do Festival Gastronômico Frutos da Lagoa de São Pedro da Aldeia. A Secretaria Municipal de Turismo entregou os certificados aos estabelecimentos participantes do evento e premiou os três pratos mais bem votados, definidos com base na média das notas dadas pelo júri técnico e da votação popular. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense e os empresários do setor gastronômico, o festival gastronômico foi realizado entre os dias 15 e 31 de julho e contou com pratos pelo valor fixo de R$30.

A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, celebrou o sucesso do evento. “O mais importante para nós, enquanto proponentes do Festival, é divulgar a nossa gastronomia. O setor gastronômico é um trunfo muito importante para o turismo de São Pedro da Aldeia. A segunda edição do festival foi um sucesso, assim como a primeira. Eu sempre digo que, tanto em hospedagem e gastronomia, nossa cidade não está mais disputando clientes. Felizmente, estamos disputando qualidade”, afirmou.

A cerimônia para entrega dos certificados de participação e premiação dos três melhores pratos foi realizada durante a assembleia ordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O 1º, 2º e 3º lugares receberam um troféu artesanal exclusivo da edição de inverno. Com uma média de 9.19, o prato “Delícias da Lagoa”, disponível no estabelecimento No Trabalho Pub, no Centro, foi o grande vencedor. O 2º lugar ficou com o Delícias da Minha Irmã, pelo prato “Caldo de feijão branco com camarão”. O “Fondue dos Deuses”, do Âncora Bistrô, completou o pódio.

Ao lado da mãe, Joelma Silva, Tâmara Vitória falou sobre a participação de seu empreendimento no festival gastronômico, garantindo o segundo prato mais votado. “Nossa cantina está localizada na Casa do Artesão e a divulgação do Turismo foi muito boa para nós. O segundo lugar foi uma surpresa, um presente, porque foram diversos participantes com estruturas que eu ainda não tenho. Meu objetivo em participar do festival foi ser vista e eu consegui”, declarou.

Na ocasião, a Secretaria de Turismo homenageou o diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Cabo Frio, Victor Saraiva; o professor do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Martiniano e o professor substituto de Gastronomia do IFF, Bruno Machado, que integraram o júri técnico do evento. “Foi uma surpresa muito positiva. O atendimento, a organização, o carinho com os alimentos, foi uma oportunidade realmente fantástica. Parabéns a todos”, comentou o professor Martiniano.

A edição de inverno do festival gastronômico aldeense reuniu 12 estabelecimentos, com um circuito pelos bairros Centro, São João, Estação, Campo Redondo, Praia do Sol, Boqueirão, Praia da Pitória e Nova São Pedro. Os pratos foram elaborados exclusivamente para o festival aldeense e promoveram os sabores da culinária praieira e da alta gastronomia.

REUNIÃO COMTUR

A assembleia do COMTUR, realizada na Câmara de Vereadores, também abordou a adesão formal do município ao Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Região da Costa do Sol (Condetur). O presidente da entidade, Marco Navega, esteve presente compartilhando assuntos pertinentes à instância. Outro tema abordado foi o ordenamento das atividades turísticas em São Pedro da Aldeia. A Secretaria de Turismo informou já ter um trabalho técnico avançando neste sentido e está aberta a colaborações do trade.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *