Secretário diz que RJ não reservará a 2ª dose da vacina de Oxford para quem recebeu a 1ª

Secretário diz que RJ não reservará a 2ª dose da vacina de Oxford para quem recebeu a 1ª

ESTADO DO RIO

Estado receberá cerca de 180 mil das 2 milhões de doses que chegam nesta sexta ao Brasil e planeja vacinar 180 mil pessoas. Segundo Chaves, intervalo de 12 semanas entre doses permite não reservar imunizantes, ao contrário do que ocorreu na 1ª leva da CoronaVac – que tem intervalo menor entre as doses.

O secretário Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves, afirmou para reportagem na tarde desta sexta-feira (22) que a pasta prevê distribuir todas as 180 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca assim que elas forem entregues ao estado, na madrugada de sábado (23).

AstraZeneca durante teste da vacina de Oxford — Foto: JN

Na avaliação da pasta e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), não há a necessidade de reservar metade dos imunizantes para garantir a segunda aplicação porque estudos clínicos indicaram que o intervalo necessário entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas.

Nesse período, a expectativa é de que a fundação já esteja produzindo a vacina Oxford/AstraZeneca em solo brasileiro. Na primeira aplicação, a vacina importada do Instituto Serum, na Índia, tem uma eficácia estimada de 73%, e após a segunda dose o percentual passa a ser de 82%.

Chaves calcula que o RJ deva receber mais ou menos 180 mil doses, considerando o percentual de 9% de imunizantes que deverão ser entregues ao estado.

“É mais ou menos 9% do total. Se são 2 milhões [de doses], então 180 mil. (…) Vão ser usadas todas. Todas as vacinas serão usadas”, explicou o secretário.

Resumo das vacinas:

CoronaVac – RJ recebeu 487.520 doses, que serão aplicadas em duas etapas. Portanto, 232.521 mil fluminenses receberão a 1ª dose até quarta-feira; e a 2ª dose ficará guardada para eles serem imunizados depois de duas ou três semanas.
Oxford/AstraZeneca: RJ prevê receber 180 mil doses nesta sexta e vacinará 180 mil pessoas, em dose única, segundo secretário de Saúde. O Ministério da Saúde afirma que serão entregues ao RJ 244.557 doses.
Não há data prevista para o recebimento de novas remessas das duas vacinas.

Com informações do G1/RJ – Por Matheus Rodrigues e Nicolás Satriano


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *