SEGURANÇA – São Pedro da Aldeia recebe 5º Fórum de Segurança Pública nesta quarta

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Evento será realizado na Câmara Municipal a partir das 9h.

Imagem da última reunião realizada na ACIASPA – Foto Renato Fulgoni

Será realizado nesta quarta-feira (25) o 5º Fórum de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio.

O evento será realizado na Câmara Municipal, às 9h, e contará com a presença do comando da Marinha do Brasil, autoridades policiais, vereadores, associações de moradores, clubes de serviço, entre outras entidades públicas e privadas convidadas.

A secretária de Segurança e Ordem Púbica, Leila Neves, e o subsecretário da pasta, Jorge Ribeiro também estarão presentes no evento. O Fórum é uma realização do Conselho Comunitário de Segurança Pública Aldeense.

Esta edição do encontro terá como tema “A intervenção federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e suas consequências para o município”.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, João Marcello Freire, falou sobre o objetivo do evento.

“Esse fórum tem a finalidade única e exclusiva de trazer as autoridades federais, que no nosso caso é a Marinha, representando o órgão máximo da segurança pública, para falar sobre a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro, de que forma ela está acontecendo e discutir também seus impactos em nossa cidade”, disse.

O decreto de intervenção federal, assinado pelo presidente Michel Temer, foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado em fevereiro deste ano. A medida nomeou como interventor o general Walter Braga Netto, que passou a capitanear, em nome das Forças Armadas, a atividade e o controle administrativo de toda a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

Esta é a primeira vez, desde que a Constituição Federal de 1988 entrou em vigor, que é decretada uma intervenção federal no país. De acordo com o texto do decreto, a segurança pública fluminense permanece na esfera federal, com comando militar, até 31 de dezembro de 2018.

As Forças Armadas atuam no Estado do Rio de Janeiro desde julho de 2017, quando foi assinado um decreto presidencial de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que intensificou as ações integradas das forças de segurança.

Fonte ASCOM/PMSPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *