Superlua encanta noite deste domingo na Região dos Lagos; saiba o que é o fenômeno

CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Lua está mais perto da Terra do que de costume. Há três superluas previstas para este ano; esta será a primeira.

Superlua
As nuvens deram um charme a mais na Superlua na Região dos Lagos – Foto Renato Cosme Fulgoni

Na noite deste domingo (16) está sendo possível observar no céu um fenômeno conhecido como “superlua”, que ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que de costume.

A explicação está no fato de a órbita da Lua ser elíptica. Por isso, a distância até nosso satélite natural varia, e a menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km.

Superlua

Também chamada de “lua de perigeu”, a superlua pode ser 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia de apogeu, segundo a Nasa (a agência espacial americana).

A superlua poderá ser vista de todo o Brasil e deve ficar com uma aparência maior logo após nascer.

Superluas neste ano
Esta será a primeira das três superluas previstas para 2016. O fenômeno volta a se repetir em 14 de novembro e em 14 de dezembro.

A previsão é que a do dia 14 de novembro seja a maior de todas, já que ela deve ser a lua cheia mais próxima da Terra não só neste ano mas também do século 21 até agora. O cálculo dos especialistas é que ela só voltará a ficar tão perto da Terra no dia 25 de novembro de 2034.

Veja outras fotos de Renato Cosme Fulgoni

Superlua

Superlua

Superlua

Superlua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *