Trabalhadores do transporte escolar esperam sanção de nova lei no Estado do Rio

Trabalhadores do transporte escolar esperam sanção de nova lei no Estado do Rio

ESTADO DO RIO

Mais de três mil prestadores de serviço do transporte escolar aguardam a sanção do Projeto de Lei 3.351/2020 pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC). Para o deputado Jair Bittencourt (PP), autor do PL junto com André Ceciliano (PT) e Sérgio Fernandes (PDT), a proposta têm forte apelo econômico e social ao valorizar o trabalho dos profissionais, especialmente em cidades do interior e Noroeste Fluminense.

 Vice-presidente da Alerj, Jair Bittencourt

A proposta que está em análise pelo governador tira a obrigatoriedade de renovação de ônibus e micro-ônibus a cada 12 anos, além de instituir que o transportador escolar deverá obrigatoriamente ter o certificado de registro e licenciamento do veículo – CRLV, emitido pelo Detran-RJ, classificado na categoria de transportador escolar. O prazo para adequação às mudanças é até 31 de dezembro de 2021.

Para Jair Bittencourt, a Alerj prestou um serviço social ao aprovar o seu projeto, que aprimora a Lei estadual 8526/2018, referente à frota de transporte escolar da rede pública de ensino. Essa legislação obriga que veículos com 12 anos de uso devem ser trocados, uma desconexão com a realidade na avaliação do deputado.

“Carros de 2010 não poderiam mais rodar, o que é exagero e inviabilizaria o emprego de grande parte de profissionais do transporte escolar, principalmente em áreas rurais, onde as condições das vias muitas vezes são ruins, com buracos, sem pavimentação. O nosso projeto de lei impede essa covardia com os trabalhadores, é suficiente o certificado de registro e licenciamento do Detran para controle e fiscalização da frota de transporte escolar”, explica Jair Bittencourt.

“No interior são cerca de 15 mil alunos, grande parte depende exclusivamente desse transporte para ir à escola. Permitir a circulação de vans e kombis legalizados e fiscalizados no Detran também contribuirá para diminuir a evasão escolar”, conclui o vice-presidente da Alerj, Jair Bittencourt.


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *