Unidade de reabilitação do Jacaré passará por reforma em Cabo Frio

Unidade de reabilitação do Jacaré passará por reforma em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Estimativa é de que a ação comece ainda em fevereiro

O Centro de Fisioterapia e Odontologia do Jacaré (Cefoj), que foi entregue fechado pela gestão anterior, vai passar por reformas. A estimativa é de que a ação seja iniciada ainda em fevereiro. A pedido da nova gestão da Superintendência Municipal de Reabilitação, o local foi vistoriado pela Secretaria Municipal de Obras, que avaliou as necessidades estruturais do prédio. A previsão é de que sejam investidos R$ 32 mil para deixar o local em condições de funcionamento.

A reforma vai abranger reparos no telhado, pintura, restauração das instalações elétrica e hidráulica, reposição de mobiliário entre outros. Além do Cefoj, outra unidade que também foi entregue fechada é o Centro Municipal de Reabilitação de Tamoios. A equipe da Superintendência já está analisando a documentação contratual do prédio e também quais medidas deverão ser adotadas para que o local seja reaberto de forma segura para a população.

As demais unidades em funcionamento, como o Centro Municipal de Reabilitação do Novo Portinho e do Jardim Esperança, também foram vistoriadas. De acordo com o superintendente de Reabilitação, Jay Rocha Brasileiro, a inspeção serviu como parâmetro para identificação dos problemas e estabelecimento de ações para curto, médio e longo prazos.

“Após conversar com os profissionais e visitar todas as unidades constatamos que temos um corpo de profissionais técnicos excelentes. Só precisamos estimulá-los para que se capacitem e entreguem sempre um atendimento de qualidade. Temos espaços físicos que precisam ser reformados e outros que precisam ser reorganizados para que possamos otimizar os atendimentos”, explicou o superintendente.

Segundo ele, em curto prazo a reorganização dos espaços é necessária para a ampliação de dois projetos: o serviço de pós Covid-19 e a fisioterapia oncológica. O primeiro se refere ao atendimento e estudo dos pacientes que foram acometidos pela doença. O segundo aborda o tratamento precoce, já no pré-operatório, de pacientes oncológicos com o intuito de diminuir os efeitos prejudiciais do tratamento (cirurgia, quimioterapia e radioterapia).

Atualmente, o Centro Municipal de Reabilitação do Novo Portinho possui seis pacientes em tratamento de pós Covid-19 e outros 12 que já passaram pela terapia. Para ter acesso ao atendimento é necessário ser morador de Cabo Frio, ter exame que comprove o diagnóstico da doença e apresentar sintomas de pós Covid-19, que são dispneia, fadiga, tosse crônica, disfunção cognitiva e baixa tolerância ao exercício.

Com informações da Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *