Urbanização da Orla Camerum é inaugurada em São Pedro da Aldeia

Urbanização da Orla Camerum é inaugurada em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Além de ser mais uma área de lazer, a nova infraestrutura também vai impulsionar venda da pesca artesanal

Urbanização da Orla Camerum, localizada no Porto da Aldeia e inaugurada pelo prefeito Cláudio Chumbinho na última quarta-feira (12/11), além de revitalizar as margens da Laguna Araruama e melhorar a qualidade de vida dos moradores, beneficiará diretamente os pescadores aldeenses. A infraestrutura com calçadão, praça, deck, bicicletário e iluminação reúne todas as condições para atrair moradores e turistas interessados em comprar peixe fresco e camarão diretamente dos pescadores.

Foto: Renato Fulgoni
Inauguração contou com a presença da população

Ao entregar a obra, o prefeito Cláudio Chumbinho anunciou também que, até o final do próximo mês, os pescadores deverão ganhar um rancho para limpar e comercializar o seu pescado. “Vamos licitar essa semana a construção desse galpão. Fico muito feliz em entregar essa obra e cumprir o compromisso com a comunidade pesqueira. Eu sou muito bem recebido aqui, me sinto tão bem que não tenho nem vontade de ir embora”, declarou o prefeito.

Foto: Renato Fulgoni
A orla se tornou mais um espaço de lazer e atrativo turístico

Além da urbanização da orla, nos últimos oito anos a Prefeitura levou diversas melhorias para o bairro, como a Unidade Básica de Saúde Porto da Aldeia e a do Centro/Mossoró, a reforma e ampliação da Escola Municipalizada José Guimarães e a pavimentação da Rua Palmiro Gomes, que liga o Porto da Aldeia ao Poço Fundo, margeando a Laguna Araruama.

Foto: Renato Fulgoni
A nova orla é novo atrativo turístico no Porto da Aldeia

Turismo e Economia

Para o pescador Vitor Pires de Siqueira Dantas, a revitalização da orla agora é o cartão de visitas do pescador local. “Antes da obra havia barracos velhos, sujos e a iluminação era precária e até inexistente em alguns lugares. Agora, com essa melhoria, as pessoas vão poder vir comprar diretamente com a gente. Isso é muito bom porque valoriza nosso trabalho e elimina os intermediários na venda do pescado”, avalia Vitor.

Foto: Renato Fulgoni
O pescador Vitor espera aumentar venda de pescado direto ao consumidor

Quem também aprovou o novo espaço foram os moradores, principalmente as mães e crianças. Raquel Gomes, moradora do local, é uma das mães que elogiaram o novo espaço, que agora permite às crianças brincarem no parque e andarem de bicicleta. “Ficou maravilhoso, o prefeito e toda a sua equipe estão de parabéns”, elogiou.

Por que Camerum?

Na cerimônia de entrega da Orla Camerum, que contou com a presença de moradores, pescadores, secretários municipais e o pastor José Silas Vieira, o aquaviário e pescador Geormésio Gomes da Silva, emocionado, agradeceu a obra e contou como surgiu o nome Camerum.

 Geormésio, mais conhecido como Mezinho, é nascido e criado naquela localidade. Segundo ele, a família chegou ao local em 1670. Por muito tempo, a área era conhecida como Praia dos Pescadores, Praia do Porto e da Lama. 

Fotos: Renato Fulgoni
Mezinho se emocionou ao contar a origem do nome Camerum

Na década de 80, ele abriu um bar e o batizou de Camerum, em homenagem à seleção de futebol da República dos Camarões, que exibia no uniforme dos atletas a palavra CAMERUM. “Pedi para meu primo pintar uma placa e ao invés de escrever bem-vindo ao Camerum, ele escreveu bem-vindo a Camerum, portanto, naquela hora eu não só batizava o bar, mas a Praia toda. Assim ficou, Praia do Camerum”, contou Mezinho emocionado pela melhoria que a urbanização trouxe ao local.

Com informações da ASCOM/PMSPA


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *