Vacinação contra gripe começa na quarta-feira em todo o estado do Rio de Janeiro

Vacinação contra gripe começa na quarta-feira em todo o estado do Rio de Janeiro

ESTADO DO RIO

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), informa que a vacinação contra a gripe terá início em todo o estado na quarta-feira (14).

A expectativa da SES é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, entre outros.

A vacinação será feita em três etapas:

  • Primeira fase: crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
  • Segunda etapa: idosos com 60 anos ou mais e professores
  • Terceira etapa: pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Covid-19 e Influenza – o intervalo entre a aplicação das vacinas deve ser de pelo menos 15 dias. Assim, quem tomar a vacina contra a gripe deve esperar 15 dias para receber a dose contra Covid-19; quem receber a primeira dose da CoronaVac precisa aguardar 45 dias para se vacinar contra gripe; já quem tomar a Oxford-AstraZeneca vai esperar 15 dias para ser vacinado contra gripe.

Pessoas com diagnóstico e/ou sinais sugestivos de gripe ou COVID-19 devem aguardar 15 dias após o fim dos sintomas para se vacinarem.

Com informações do Núcleo de Comunicação do Interior


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *