Vacinação contra gripe em idosos e profissionais de saúde começa nesta segunda-feira (23), em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A partir desta segunda-feira (23) as unidades de saúde de São Pedro da Aldeia vão iniciar a vacinação contra gripe em idosos e profissionais de saúde. A etapa inicial de imunização será voltada apenas para esse público-alvo. Exclusivamente nesta segunda-feira (23), a vacinação será realizada das 9h às 16h e, nos demais dias, a ação acontecerá das 7h às 16h. O período voltado para idosos e profissionais de saúde segue até o dia 15 de abril. A Secretaria de Saúde recomenda que a população leve o cartão do SUS e procure a sua unidade de referência, com exceção da unidade de Três Vendas que não realizará a imunização.

Vacinação contra gripe

Vacinação contra gripe

A vacinação contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe, será dividida em grupos com períodos definidos para a imunização. Após a primeira etapa, que se encerra ao fim da primeira quinzena de abril, o município vacinará professores, profissionais de segurança e salvamento. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, a partir de 16 de abril.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina não protege contra o novo coronavírus (Covid-19), mas é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns. Ainda de acordo com o órgão federal, a priorização dos idosos nessa primeira etapa é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerar o diagnóstico para a Covid-19.

A secretária de Saúde reforça as orientações para esse momento de combate à propagação do coronavírus

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, reforça as orientações para esse momento de combate à propagação do coronavírus. “Estamos iniciando a vacinação contra a Influenza, de acordo com o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde. Além da disposição de doses nas unidades de saúde, estamos elaborando pontos volantes de vacinação para que possamos atender e imunizar parte do público-alvo em suas residências.

Esse trabalho domiciliar será feito junto às Estratégias de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e também com o profissionais do programa ‘Melhor em Casa’. Reforçamos a necessidade de que a população fique em casa, apenas se desloque aos postos em casos de extrema necessidade, como é o caso da campanha contra a Influenza. Para os moradores que procurarem os postos, reforçamos que evitem se aglomerar e ficar muito próximos, de acordo com o protocolo de saúde para o combate do coronavírus”, disse a secretária.

ASCOM/PMSPA
Texto: Luana Macêdo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *