Vigilância Sanitária orienta comércio de São Pedro da Aldeia sobre prevenção ao coronavírus

Vigilância Sanitária orienta comércio de São Pedro da Aldeia sobre prevenção ao coronavírus

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A ação educativa tem apoio de empresários e distribuição de cartazes e folhetos

A preocupação com a retomada responsável das atividades comerciais tem unido Poder Público e as entidades representativas do comércio de São Pedro da Aldeia. Nesta semana, fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com representantes da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas (Aciaspa/CDL), intensificaram ações educativas e visitaram estabelecimentos comerciais da área central da cidade. A comitiva está orientando comerciantes e consumidores sobre a prática das principais medidas de prevenção contra a coronavírus, que além de obrigatórias conforme decreto municipal em vigor, são essenciais para se evitar a propagação do vírus, salvar vidas e manter as atividades comerciais em funcionamento.

Fotos: Jefferson Viana

Segundo o presidente da Aciaspa/CDL, José Lima, que também participou da operação, a parceria com o Poder Público é importante para que seja alcançado um ponto de equilíbrio entre saúde e economia. “Precisamos defender os nossos negócios, mas, sobretudo, a saúde pública. A proposta é estender essa ação também nos bairros”, contou.

Ação conjunta

Para conscientizar a população, a ação contou com o apoio do carro de som, que reforça a importância e obrigatoriedade do uso de máscara, reforço da higienização das mãos e o respeito ao distanciamento seguro. Para essa fase da campanha, foram impressos dois mil cartazes e dez mil panfletos, reforçando essas orientações principais.

“Estamos ressaltando a importância de os comerciantes treinarem seus funcionários para que eles também sejam multiplicadores. É muito importante que todos ajam de forma a se prevenir e a minimizar os riscos de transmissão do coronavírus”, destacou a fiscal da Vigilância, Carla Soares.

De acordo com os decretos municipais em vigor, os comércios autorizados a funcionar devem manter um elevado padrão de higiene e limpeza, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos dentro do estabelecimento e álcool em gel 70% na entrada, além de evitar aglomeração. A limitação de distância mínima de dois metros entre as pessoas no também deve ser cumprida e cada estabelecimento pode impor regras restritivas de aproximação e proteção de clientes e funcionários, como, por exemplo, a instalação de faixas e fitas de demarcação no piso.

Conscientização

Consultor de vendas de uma loja de colchões do Centro, Marcos de Oliveira elogiou a iniciativa e diz que o combate à pandemia depende da conscientização de toda a sociedade. “Não podemos afrouxar enquanto esse estado grave de pandemia não for solucionado. O uso da máscara tem que ser contínuo, porque além de estarmos salvando a nossa vida, estamos salvando a vida de outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, vamos retornar bem e mais cedo estaremos livres desse vírus”, disse.

Proprietário de um salão de beleza, o cabeleireiro Darlon Almeida conta que vem seguindo às recomendações impostas. “Essa ação é muito importante para fortalecer a classe empresarial e manter os empregos. Nós já temos seguido todos os procedimentos de prevenção, mas agora, com apoio dos cartazes e folhetos, a comunicação fica ainda melhor”, disse o empresário.

Moradora de São Pedro da Aldeia, Madelon Fonseca estava na farmácia no momento da abordagem da comitiva. “Achei essa ação maravilhosa e torço para que a Prefeitura consiga, cada vez mais, sensibilizar as pessoas e que os comércios também contribuam, não permitindo que os clientes entrem sem máscara. Eu faço a minha parte e não é porque alguns setores do comércio foram autorizados que a gente tem que estar na rua o tempo todo. Sair tem que ser por necessidade, não por passeio. Precisamos cuidar da nossa saúde e das pessoas que a gente ama”, declarou.

Com informações da ASCOM/PMSPA / Texto: Raíra Morena / Fotos: Jefferson Viana

Curta nossa página no Facebook



Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *