REGIÃO DOS LAGOS – MPF diz que ainda há despejo de alumínio na Represa de Juturnaíba e recomenda retirada imediata de tubulações

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Informação chegou ao órgão durante uma reunião em São Pedro da Aldeia nesta semana. A concessionária Prolagos disse que opera o sistema de tratamento de água dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.

 

O Ministério Público Federal (MPF) afirmou que o despejo de rejeitos de alumínio da Estação de Tratamento de Água (ETA) ainda está sendo feito na Represa de Juturnaíba, na Região dos Lagos do Rio, e determinou a retirada imediata de duas tubulações que fazem o processo.

Águas captadas na represa de Juturnaíba abastecem as cidades da Região dos Lagos do Rio — Foto: MPF/Divulgação

Até então, a informação era de que o depósito desse material tinha ocorrido até 2009. Porém, segundo o MPF, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) flagrou, no mês passado, os rejeitos do metal sendo despejados na lagoa e multou a concessionária Prolagos.

O assunto veio à tona durante uma reunião na Procuradoria da República, em São Pedro da Aldeia, que ocorreu na tarde de terça-feira (12) e discutiu a segurança na barragem e as medidas que deverão ser tomadas para solucionar o problema da concentração de 77 mil toneladas de alumínio na represa.

Segundo pesquisadores, este material foi depositado ao longo de 30 anos na lagoa.

Reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (12) em São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: Paulo Henrique Cardoso/ Inter TV

Segundo o MPF, na terça-feira (19), haverá uma ação para constatar se o despejo foi interrompido. De acordo com o Procurador da República, Leandro Mitidieri, esta medida deverá ser tomada imediatamente. Ele disse ainda que o MPF vai abrir uma investigação para saber se a ação se caracteriza como crime ambiental

“Nem a tubulação deveria estar lá, muito menos o despejo”, afirmou o procurador.
Durante a reunião, o MPF ainda pediu propostas de compensação ambiental para o local.

Por meio de nota, a Prolagos disse que tomará todas as medidas definidas junto ao Ministério Público.

Nesta quinta, a concessionária informou ao G1 que está recorrendo da multa aplicada pelo ICMBio e afirmou que opera o sistema de tratamento de água dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.

Segundo a Prolagos, o lodo produzido durante o processo é desidratado e destinado ao aterro sanitário, seguindo as normas ambientais.

Questionado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) não informou se a Prolagos possui licença para manter as tubulações no local.

O órgão disse apenas que tomará as medidas cabíveis, conforme acordado na reunião com o MPF, e sobre o licenciamento das empresas Prolagos e Águas de Juturnaíba quanto à Estação de Tratamento, às margens do reservatório.

A reportagem aguarda resposta do ICMBio sobre o valor da multa e com relação aos impactos que a alta concentração de alumínio pode provocar no meio ambiente.

Respostas
A Agenersa disse que determinou nesta quarta-feira (13) que a Prolagos interrompa imediatamente qualquer lançamento irregular de resíduos na Represa Juturnaíba, bem como intimou a concessionária a prestar esclarecimentos sobre as denúncias de despejo de rejeitos de alumínio na barragem.

A agência disse ainda que só tomou conhecimento das denúncias durante a reunião com o MPF.

Segundo a Agenersa, as informações serão juntadas ao processo regulatório que tramita na agência e pode gerar nova multa à Prolagos, cujo valor pode chegar a R$ 3 milhões. (Veja abaixo nota na íntegra).

Já a concessionária Águas de Juturnaíba informou que já apresentou um projeto da barreira de contenção das pilhas de alumínio e que está produzindo mais duas propostas, que serão enviadas, na primeira semana de abril para o Inea, que encaminhará o projeto para o ICMBio.

A concessionária disse ainda que, desde que concluiu o processo de tratamento de lodo na Estação de Tratamento de Água, em 2012, não fez mais nenhum descarte de lodo na Lagoa de Juturnaíba. Todo o material gerado pelo tratamento da água é desidratado e destinado ao aterro sanitário, segundo a empresa.

Depósito de alumínio na represa de Juturnaíba foi flagrado durante vistoria do MPF em fevereiro deste ano — Foto: MPF/ Divulgação

Consequências
Para Sérgio Ricardo do Movimento Baía Viva, a situação do despejo de alumínio na represa é preocupante uma vez que os estudos apontam relações entre o consumo de alumínio e a alta incidência da doença do Mal de Alzheimer, além dos registros frequentes das mortandades dos peixes na região.

“Se não houver uma solução eficaz a situação pode comprometer o abastecimento de toda a Região dos Lagos “, afirmou.
De acordo com ele, a água captada na represa abastece 650 mil pessoas de oito cidades da região.

“A água é a matéria prima das empresas e elas têm a responsabilidade de investir agora para assegurar a qualidade do abastecimento de água e evitar um futuro colapso hídrico”, destaca.
Os rejeitos de alumínio

A presença dos rejeitos de alumínio na beira da lagoa é alvo de estudos de pesquisadores e alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A preocupação, segundo os especialistas, é que o material se espalhe pelo manancial de água que é usado para captação e abastecimento dos moradores das cidades da Região dos Lagos.

“A concentração de alumínio na beira da lagoa é o dobro do que é considerado natural. Por este motivo, pedimos que seja construída uma barreira para evitar que o material entre em contato com a água da represa”, afirmou o especialista Julio César de Faria Alvim Wasserman, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Veja nota da Agenersa na íntegra
“A Agenersa informa que determinou nesta quarta-feira (13/03) que a Prolagos interrompa imediatamente qualquer lançamento irregular de resíduos na Represa Juturnaíba, bem como intimou a concessionária a prestar esclarecimentos sobre as denúncias de despejo de rejeitos de alumínio na barragem.

As informações serão juntadas ao processo regulatório que tramita na Agenersa e pode gerar nova multa à Prolagos, cujo valor pode chegar a R$ 3 milhões.

A Agenersa só tomou conhecimento das denúncias de despejo irregular de rejeitos de alumínio por parte da Prolagos na Represa Juturnaíba, na reunião realizada nessa terça-feira (12/03) pelo Ministério Público Federal (MPF) em São Pedro da Aldeia, onde foi divulgado o auto de infração lavrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) à concessionária.

Além de descumprir cláusulas do Contrato de Concessão, a Prolagos transgride Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) em 2008, quando a concessionária se comprometeu a interromper o despejo de alumínio na Represa Juturnaíba.

A Agenersa nunca recebeu denúncias sobre a continuidade da irregularidade nem detectou lançamento de resíduos na represa nas vistorias realizadas pelos técnicos da agência no local porque os drenos são subterrâneos, ligados diretamente à represa, sendo o despejo de alumínio liberado somente quando as máquinas estão em funcionamento.

Durante as inspeções, as irregularidades registradas foram de questões relacionadas a riscos ambientais que podem prejudicar o escoamento da água e danificar a operação das comportas para o fornecimento de água na Região dos Lagos.

Devidamente notificada das decisões do MPF e CMBio, além de determinar a imediata interrupção de irregularidades na Represa Juturnaíba e dar ciência ao MPRJ da transgressão ao TAC, a Agenersa também estipulou um prazo de 30 dias para que a concessionária apresente um laudo de inspeção ambiental produzido por uma empresa de auditoria ambiental independente, de renome, contratada por ela, que ateste o bom funcionamento ou que aponte problemas a serem sanados na Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) da área de concessão da Prolagos.

 

 

Fonte G1/Inter TV




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *