Artesãos de São Pedro da Aldeia participam de curso de capacitação da UERJ

Artesãos de São Pedro da Aldeia participam de curso de capacitação da UERJ

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, dezenas de artesãos de São Pedro da Aldeia estão sendo beneficiados com o curso de capacitação “Qualificar para melhor empreender” do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense, o PFAF. O projeto é uma realização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) e acontece até o fim deste mês no Cine Estação, com aulas semanais transmitidas ao vivo, focadas em empreendedorismo e marketing digital. 

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, enalteceu a iniciativa e a parceria firmada com a UERJ e a SECEC-RJ. “O curso de capacitação tem sido um grande incentivo para que os artesãos da nossa cidade se reconheçam enquanto empreendedores, explorem as suas potencialidades e encontrem os melhores caminhos para profissionalizar a sua mão de obra. O retorno dos alunos tem sido fantástico, as aulas se tornaram verdadeiros pontos de encontro do artesanato, um ambiente de troca de experiências e de intercâmbio cultural. Ficamos muito felizes em ver que essa parceria com o PFAF tem sido um sucesso e tem aberto novos horizontes no desenvolvimento da economia criativa local”, disse. 

Para ter acesso ao curso, os artesãos passaram por um processo seletivo que envolveu o cadastramento prévio via formulário eletrônico disponibilizado no site da prefeitura. Ao todo, 50 vagas foram oferecidas pelo PFAF e a seleção dos participantes foi feita a partir de critérios preestabelecidos pelo programa. Dentre os quesitos avaliados estiveram a criatividade, tradição, o vínculo com a cultura local, o potencial de comercialização e o nível de consciência ambiental da atividade artesanal. 

As aulas acontecem via plataforma Microsoft Teams e são ministradas por professores da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, todas as terças e quartas-feiras. Os artesãos participantes que concluírem a capacitação, respeitando a frequência mínima exigida, receberão certificado emitido pela Universidade e também terão a oportunidade de participar da última etapa do programa: a Feira de Artesanato e Economia Criativa, com estrutura idealizada e desenvolvida pelo PFAF. 

Do bairro São João, Rosana de Mattos foi uma das artesãs contempladas pelo PFAF. “Estou maravilhada com a atenção que a Secretaria de Cultura tem dado aos artesãos locais. Foi assim que dei o pontapé inicial a uma nova carreira. Tirei minha carteira de artesã junto à Secretaria de Turismo, fiz o cadastro do município e do Estado e, consequentemente, estou abraçando as oportunidades que estão chegando. As aulas superaram as minhas expectativas e abordam assuntos super importantes a todos nós que decidimos tirar sustento de nossa criatividade. Acredito que, a partir de toda essa bagagem de informações, as atividades artesanais em São Pedro da Aldeia terão um salto de qualidade. É um programa que, realmente, está nos possibilitando ter informações de excelência, com profissionais de excelência e, o mais importante, sem custos. Só temos que agradecer e parabenizar a todos pela iniciativa”, destacou. 

O conteúdo programático foi dividido em seis módulos, que abrangem Brand e Marketing de Varejo, Marketing Digital, Atendimento de Excelência ao Cliente, Gestão de Compras e Estoques, Gestão Financeira e Acesso ao Crédito para o Pequeno Empreendedor. Para o supervisor do programa, Guilherme Nanni, o entusiasmo dos alunos com as aulas indica que a continuidade do programa na cidade será promissora. “É lindo testemunhar os olhos dos artesãos participantes brilhando, empolgados e com sede de conhecimento e qualificação. O PFAF foi acolhido generosamente pelo secretário Thiago Marques, que abraçou com técnica e afeto o programa junto a sua equipe de excelência, enxergando a cultura e a arte como molas propulsoras para a transformação da sociedade. Isso faz total diferença”, disse. 

Artesã há 13 anos e dona de seu próprio ateliê especializado em bonecas de pano e arteterapia, Simone Giampaoli também foi uma das selecionadas para a etapa de formação. “Esse curso é um presente para os artesãos de São Pedro da Aldeia, porque quanto mais o artesão é capacitado, mais sucesso profissional e pessoal ele vai ter. Muitos artesãos, por exemplo, nunca tiveram ou tiveram pouco contato com o marketing digital ou com vendas através da Internet, que são aspectos essenciais e grandes diferenciais para os negócios hoje em dia. A gente precisava muito disso e essa capacitação tem sido um divisor de águas. Estou muito feliz e honrada por ter sido selecionada para estar junto a esse projeto. Parabéns à equipe da Cultura que está fazendo todo esse movimento acontecer”, ressaltou. 

Com informações da ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra MorenaFotos:Raíra Morena | Divulgação PMSPA 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *