Exposição de obras surrealistas movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Mostra assinada pela artista plástica Marina Ribeiro será encerrada nesta sexta-feira (30); entrada é gratuita

Até esta sexta-feira (30), das 9h às 17h, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, sedia a exposição “Colorido Dolorido”, assinada pela artista plástica Marina Ribeiro (Egípcia). A mostra, concebida em linguagem surrealista, apresenta mais de 30 obras de artes surrealistas, entre pinturas, desenhos e instalações, que convidam os visitantes a refletirem sobre a sociedade contemporânea, a natureza da mente humana e o universo dos sonhos. O projeto é realizado pela Casa dos Azulejos Produções Artísticas e Culturais e conta com o apoio da Secretaria de Cultura.

As obras, repletas de metáforas, retratam cenários oníricos e insólitos. Os quadros e instalações trazem elementos que remetem ao inconsciente, evocando interpretações diversas e sensações da ordem da estranheza. “Cada visitante tem uma experiência diferente com as obras. O meu desejo, com essa exposição, é que cada obra fale com o espectador. Como estamos falando de arte surrealista, o visitante vai lidar, de forma pessoal, com os seus sonhos, suas vivências e seus problemas internos. É como se ele estivesse adentrando em um mundo onírico, de sonhos e alucinações, onde muitas coisas podem não fazer sentido. A ideia é que as obras proponham um diálogo íntimo. Fico muito feliz em poder expor meu trabalho na cidade, esse apoio da Secretaria de Cultura é essencial”, destacou a artista Marina, que há mais de 10 anos se dedica às artes visuais.

Como a exposição dialoga diretamente com o texto de Caio Fernando Abreu, obras inéditas foram criadas’, conta Nelson.

Exposição ganhou instalações feitas com manequins, tecidos, objetos e molduras
Fotos:
 Karol Giordano e Raíra Morena/Divulgação PMSPA

A atração na Casa da Cultura entrou no roteiro de visitações de escolas da rede pública e particular e também de um grupo de professores de Geografia da rede municipal, como parte do cronograma de visitas ao patrimônio histórico da cidade. “O casario onde funciona a Casa de Cultura faz parte patrimônio histórico do município e quando chegamos tivemos a grata surpresa da exposição. A experiência foi excelente, a arte tem muitas particularidades e pode expressar muita coisa. Todos os professores gostaram muito do passeio”, destacou o professor e coordenador de Geografia, Rondinelli Gomes, um dos integrantes do grupo.

Mostra também entrou no roteiro de visitas de escolas da rede pública e particular
Fotos: 
Divulgação

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *