Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia
A Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia, localizada no município de São Pedro da Aldeia foi fundada em 1937 para auxiliar no escoamento da produção local, principalmente a de sal. Compunha a Estrada de Ferro Maricá (EFM), contudo foi desativada na década de 60.
O fim da linha acarretou décadas de falta de conservação do monumento, que chegou a funcionar como um terminal rodoviário. Durante as obras, a marquise teve que ser quase totalmente refeita, tamanho o desgaste com o tempo. A estrutura estava comprometida e corria o risco de desabamento. Os letreiros haviam desaparecido. Agora, o nome da estação e as informações sobre localização e distâncias ganharam destaque.
História
A Estação compunha a Estrada de Ferro Maricá (EFM), que começou a ser construída em 1888 com o intuito de escoar produtos e transportar pessoas.
Construção
A Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia foi construída em 1937 e passou a integrar a EFM.
[editar]Desativação
Na Década de 60 ocorreu a desativação do trecho de Cabo Frio a Virajaba, por alegação do trecho ser antieconômico por “equipe de extermínio ferroviário” do governo.
[editar]Tentativa de reativação
Grandes produtores rurais, políticos, moradores e produtores de sal da cidade de São Pedro da Aldeia e municípios afetados pela desativação fizeram manifestações contrárias, pedindo a reativação da linha, tal movimento culminou numa reunião na Câmara de Vereadores de Araruama, onde um interventor da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima(RFFSA) prometeu ressaltar a necessidade de retorno daquela em relatório oficial. Entretanto, no tal relatório, constava que a única fonte de renda da região era o cultivo do abacaxi! simultaneamente, foram levantadas denúncias envolvendo ex-ferroviários e empresas rodoviárias coletivas, com fortes indícios de favorecimento ilícito, corrupção, tráfico de influência e sabotagem política, nunca averiguadas.
[editar]Restauração
O monumento que fez parte da extinta Rede Ferroviária Federal já havia sido vendido, e a prefeitura municipal readquiriu o imóvel para dar início a restauração. As obras começaram em 2010 por iniciativa do IPHAN, fazendo a população e turistas voltarem a se interessar pela velha construção, de estilo art déco e cor amarelo ocre, antes encoberta sob diversas camadas de tintas.
O autor do projeto de recuperação da estação ferroviária foi o arquiteto e o chefe de escritório Ivo Barreto.
Em 17 de Agosto de 2011 foi entregue a população a 1ª fase de restauros da estação com implementação do escritório regional do IPHAN, o Centro de Memória Ferroviária de São Pedro da Aldeia e a videoteca do Cine Estação São Pedro.
Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia | |
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Foto histórica da Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia |
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Uso atual | Sede do escritório regional do IPHAN, museu |
Localização | Rodovia RJ 106, Centro – São Pedro da Aldeia, RJ |
Administração | IPHAN |
Inauguração | 1937 |
Fechamento | Década de 60 |
Fonte
- Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia
- IPHAN
- PELOSI, José Carlos. Ela vai “vortá”? Jornal do Brasil/Cidade, 5 de setembro de 1988.
- OLIVEIRA, Luiz Octávio S..Informativo AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária) n.º 23 – maio de 2001.
- RODRIGUEZ, Hélio Suevo. Resgate da Memória Ferroviária no Estado do Rio de Janeiro (título provisório).