Inscrições para o projeto OdontoSesc acontecem nesta quarta-feira (01) em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Parceria entre Prefeitura e Sesc RJ oferece atendimento de atenção básica em odontologia à população

O município de São Pedro da Aldeia promove, nesta quarta-feira (01/03), as inscrições para os atendimentos odontológicos gratuitos do projeto OdontoSesc. A distribuição de senhas será feita na praça do bairro São João, onde a unidade móvel está estacionada, a partir das 9h. Ao todo, serão oferecidas 320 vagas, sendo 160 para agendamento imediato e 160 para fila de espera. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada, somente no dia 1º de março, e o tratamento contempla qualquer pessoa a partir de 5 anos de idade.

Para efetuar o agendamento, os interessados devem comparecer à praça (R. São Jorge, s/n°, bairro São João) com os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados de um responsável com certidão de nascimento ou outro documento da criança. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Serviço Social do Comércio (Sesc RJ). Serão realizados atendimentos de atenção básica em odontologia, obturação, extração, raspagem, limpeza, profilaxia e raio-x, além de atividades educativas e de promoção à saúde. A clínica itinerante ficará baseada na praça do bairro São João durante 90 dias. É importante ressaltar que a fila de espera é chamada conforme as altas clínicas. 

Foto: Helio Melo

A secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio, falou sobre a iniciativa. “A unidade móvel fará atendimentos com uma equipe de 13 pessoas, de segunda a sexta-feira. Esperamos que seja uma atividade bem proveitosa e tenho certeza que será um ganho de qualidade para a população de São Pedro da Aldeia. Teremos, ainda, atividades educacionais nas escolas e nos bairros, além de visitas domiciliares para falar de saúde bucal de forma lúdica e com o contato direto com o usuário”, comentou.

As unidades móveis OdontoSesc são veículos de 14 metros de comprimento, 2,5 de largura e 4,5 de altura equipados para a realização de tratamentos odontológicos de atenção básica, como restaurações, extrações simples, raspagens, limpeza e radiografias, além de atividades educativas e de promoção em saúde. O projeto, existente em todo Brasil, vai a regiões carentes, remotas ou com escassez da oferta desse serviço. A iniciativa conta com o apoio das prefeituras municipais e dos sindicatos do comércio varejista. 

Mais de 19 mil atendimentos em 2022 no RJ

O estado do Rio de Janeiro responde por 6 unidades móveis de uma frota de 59 em todo o país. Em 2022, as unidades móveis OdontoSesc passaram por 7 municípios do estado, registrando 19.119 atendimentos gratuitos – cerca de 1.500 por mês, em média. 

“O projeto é referência em inclusão em saúde no país, pois com ele conseguimos devolver o sorriso a milhares de pessoas sem acesso a tratamento odontológico, seja por questões financeiras, seja por questões geográficas, já que vamos a locais onde há carência desse serviço ou significativa vulnerabilidade social”, explica Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *