Lançamento dos livros "A Revolta do Cachimbo" e "O Primeiro indígena universitário do Brasil" em São Pedro da Aldeia

Lançamento dos livros “A Revolta do Cachimbo” e “O Primeiro indígena universitário do Brasil” em São Pedro da Aldeia

CIDADES EVENTOS LITERATURA LITERATURA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O evento é uma realização da Coletiva Gecay em parceria com a Sophia Editora e apoio da Casa dos Azulejos e será no dia 06 de abril, às 19h, na Casa dos Azulejos, Av. São Pedro, 147, Centro, São Pedro da Aldeia.

“REVOLTA DO CACHIMBO — a luta pela terra no Quilombo da Caveira”

SOBRE A OBRA | Um evento aparentemente prosaico – a proibição do ato de fumar cachimbo aos trabalhadores rurais da região da Fazenda Campos Novos, na década de 1950, pelo então proprietário, o italiano Antonio Paterno Castelo, o Marquês – desencadeou um dos maiores atos de resistência da história da região, de onde se origina o título deste livro. Isoladamente, os acontecimentos que resultaram na rebelião dos quilombolas da Caveira denotaram a opressão pela qual sofriam, apenas pelo direito de existir por meio das suas tradições e cultura, mas, de modo geral, acenam para uma questão maior, que permeia toda obra: os conflitos fundiários. Baseado na tese de doutorado da autora Gessiane Nazario, o livro faz uma ampla contextualização histórica da questão agrária e joga luz a passagens pouco contadas pela historiografia oficial.

“O PRIMEIRO INDÍGENA UNIVERSITÁRIO DO BRASIL — Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873)”

SOBRE A OBRA | No aldeamento de São Pedro de Cabo Frio, dois anos depois da Independência do Brasil (1822), nascia José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873). Trata-se do protagonista de uma história até então pouco conhecida: a do primeiro indígena brasileiro a ter acesso ao ensino universitário. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1850, tendo como colega de turma o romancista José de Alencar. Sua trajetória, de suma importância para compreensão da história do Brasil, é objeto de pesquisa dos historiadores Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira e Marcelo Sant’Ana Lemos.

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *