Praia das Pedras de Sapiatiba é aprovada para receber a Bandeira Azul em São Pedro da Aldeia

Praia das Pedras de Sapiatiba é aprovada para receber a Bandeira Azul em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Júri internacional certificou a praia aldeense como marco ambiental. Localizada no bairro Praia Linda e banhada pela Lagoa de Araruama

A Praia das Pedras de Sapiatiba conquistou um marco ambiental inédito em São Pedro da Aldeia. Localizada no bairro Praia Linda e banhada pela Lagoa de Araruama, a praia é uma das primeiras do tipo a ser certificada pelo Programa Bandeira Azul no Brasil. O trabalho intersetorial da Prefeitura garantiu a aprovação final do júri internacional. A conquista é um reflexo do compromisso da gestão pública com a excelência ambiental e o turismo sustentável. O prêmio entra em vigor nesta temporada 2023/2024 e o hasteamento da bandeira será realizado ainda neste ano.

Localizada no bairro Praia Linda e banhada pela Lagoa de Araruama, a praia é uma das primeiras do tipo a ser certificada pelo Programa Bandeira Azul no Brasil | Foto: Renan Freitas/ Divulgação PMSPA

Incentivador das ações ambientais na cidade, o prefeito Fábio do Pastel comentou a relevância do município receber a Bandeira Azul pela primeira vez. “Esse reconhecimento reforça nosso esforço e preocupação em garantir mais qualidade de vida para todos, desde os moradores aos visitantes que vêm conhecer nossa São Pedro da Aldeia. A gente sabe que a divulgação do município é muito importante, pois fortalece nosso turismo e gera mais empregos. Com essa certificação internacional, os visitantes da Praia das Pedras de Sapiatiba têm uma garantia a mais de excelência”, declarou Fábio do Pastel.

A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. A certificação não apenas realça a qualidade das praias e marinas, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. 

Mais de 100 amostras garantem a qualidade da água na Praia das Pedras de Sapiatiba | Foto:  Divulgação/SEMMAP

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira destacou o empenho de todos os envolvidos no projeto de obtenção do certificado Bandeira Azul no município, que conseguiu atender a todos os critérios do programa. “A Bandeira Azul é extremamente importante, especialmente sob o aspecto ambiental. A condição básica para conquistar o certificado é a qualidade da água e nós temos mais de 100 análises com resultado de bom a excelente. Também investimos em conscientização  ambiental em paralelo às questões técnicas, isso é extremamente importante e também faz parte dos pré-requisitos para aderir ao programa. Este é um certificado internacional em que o mundo inteiro tem acesso às informações das praias consideradas de excelente qualidade. Dessa forma, a Praia das Pedras de Sapiatiba vai estar inserida no cenário mundial. São 34 critérios e lá nós vamos cumprir todos. A parte de infraestrutura como banheiro, posto salva vidas, entre outros, será construída por meio de uma Parceria Público Privado (PPP) e o resultado vai ser fantástico, vai ser um divisor de águas na questão ambiental e turística de São Pedro Aldeia”, apontou o secretário.

Esta é a primeira vez que as águas calmas da laguna de Araruama recebem essa certificação com reconhecimento internacional. A gestora do Programa Bandeira Azul na Secretaria de Meio Ambiente e Pesca,  Andreia Nogueira,  comentou sobre o processo para o município conseguir o certificado. “Desde o início, eu tive a certeza que nós iríamos conseguir o bandeiramento. Começamos acreditando que São Pedro da Aldeia poderia conseguir a Bandeira Azul e com o olhar ambiental apurado e trabalho conjunto, conquistamos esse reconhecimento internacional. Por meio do estudo da qualidade da água, fizemos várias coletas e provamos que a água na Praia das Pedras de Sapiatiba estava dentro dos parâmetros de normalidades da laguna. Fora isso, a própria população começou a intuir. As pessoas passavam na rua e perguntavam sobre os programas ambientais que a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca vem realizando. Incentivar a educação ambiental tem sido muito importante. Quando conseguimos a fase piloto, as pessoas ainda duvidaram, passamos e agora vamos realmente erguer a bandeira. A equipe inteira trabalhou sem medir esforços para isso. O nosso executivo colocou esse projeto como uma prioridade. Era um sonho, agora é uma realidade”, destacou Andreia.

A conquista se deve a um trabalho conjunto entre as secretarias de Meio Ambiente e Pesca, Turismo, Obras e Desenvolvimento Urbano, Educação e Segurança e Ordem Pública, por meio da Defesa Civil, com direcionamento do prefeito Fábio do Pastel desde a aprovação para fase piloto.

Bandeira Azul

São Pedro da Aldeia atendeu aos rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão | Foto: Divulgação SEMMAP

A Praia das Pedras de Sapiatiba, no bairro Praia Linda, é uma das 31 praias e 11 marinas aprovadas pelo Júri Internacional para receber a certificação Bandeira Azul na temporada 2023/2024. Ao todo, 42 locais receberão as bandeiras na cerimônia de entrega nacional, no dia 27 de outubro, em evento presencial na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú/SC. Neste ano, a temporada Bandeira Azul Brasil inicia no primeiro dia de novembro. A previsão é que a bandeira seja hasteada ainda este ano, no mês de dezembro.

A conquista reflete o compromisso dos locais certificados com a excelência ambiental e o turismo sustentável. A praia aldeense se destaca por representar a Lagoa de Araruama no cenário mundial. 

O Programa Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. A Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) às praias que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação e sensibilização ambiental. As praias distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

Com informações da ASCOM/PMSPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega operação policial resulta em importantes prisões e apreensões na Região dos Lagos
Polícia Militar realiza ação de combate ao crime em toda a região, …
PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a …
Curta-metragem sobre o Pau-brasil será lançado em Cabo Frio
No elenco: atores, historiadores, biólogos e até músicos ajudam a contar como …
Currículos profissionais podem ser entregues até terça em São Pedro da Aldeia
Vagas são para camareira, funileiro e soldador. Centro de Atendimento ao Trabalhador …
Participe da 2ª Caminhada Azul em São Pedro da Aldeia
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia …
Governo do Estado regulamenta carga horária de professores de 18 para 30 horas semanais
Governador Cláudio Castro autorizou a migração voluntária de até 5 mil cargos
PM detém homem por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Araruama
Ação da Moto Patrulha em Araruama resulta na apreensão de motocicleta sem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *