São Pedro da Aldeia continua recebendo pescadores para cadastro da DAP

São Pedro da Aldeia continua recebendo pescadores para cadastro da DAP

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Em cooperação com a Fiperj, profissionais do município são beneficiados com acesso a linhas de crédito e cursos de capacitação

A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia possui parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro. O Termo de Cooperação Técnica entre a Fiperj e a prefeitura tem duração de 2 anos e possibilitará o acesso dos pescadores e produtores rurais a linhas de crédito por meio da emissão da DAP. A iniciativa, que começou em abril deste ano, também beneficiará os profissionais com cursos e oficinas de qualificação. 

Cerca de 20 profissionais já tiraram a DAP por meio com o apoio do Departamento de Pesca e da FIperj | Fotos: Divulgação

Esta é a primeira vez que a parceria é firmada no município e o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, fala sobre a importância da iniciativa. “São Pedro da Aldeia é um dos poucos municípios que auxilia diretamente os pescadores com cadastramentos e documentações. Além do acesso ao crédito, agora, com a parceria inédita, teremos a presença da Fiperj na cidade. Dessa forma, os pescadores não precisam mais se deslocarem até outro município”, destacou.

Os pescadores poderão participar do curso de boas práticas e beneficiamento do pescado, além de oficinas sobre associativismo e cooperativismo. 

A Fiperj é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca no estado. 

O que é DAP

Com a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), os pescadores poderão buscar juntos aos bancos conveniados opções de linhas de crédito para custeio ou investimentos. A declaração poderá ser emitida diretamente na sede do Departamento de Pesca aldeense, no bairro Boqueirão.

É considerada verba para custeio, o valor destinado à aquisição de bens não duráveis como redes de pesca, por exemplo. Já os bens duráveis, como embarcações e automóveis, por exemplo, seriam adquiridos por verba de investimento. 

Quem pode solicitar 

Todos os pescadores artesanais que possuam a maior parte da renda vinda da pesca. 

Quais documentos necessários

Os interessados devem levar o original dos seguintes documentos:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de pescador antiga ou nova (Registro Geral do Pescador – RGP); 
  • Declaração de renda anual emitida pela entidade de classe (Colônia ou Associação);
  • Caso o profissional seja casado, o cônjuge deve estar presente e levar a identidade e o CPF. 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *