SÃO PEDRO DA ALDEIA – São Pedro da Aldeia se prepara para receber novo Sistema de Atendimento na Saúde

REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, realizou na quinta-feira (07) um encontro para discutir etapas do projeto de (re)territorialização das áreas das Unidades de Estratégia de Saúde da Família e assim implementar o novo sistema informatizado de atendimento da saúde. A equipe formalizou um projeto escrito para ser executado e entregue, já com os resultados, até o dia 15 de dezembro deste ano.

 e SUS

         O projeto de (re)territorialização tem como objetivo atualizar o cadastro da população e redefinir a área de abrangência de todas as unidades de Estratégia de Saúde Familiar, com maior eficiência da infraestrutura assistencial, e critérios das dificuldades sociais.  Identificando esses fatores os trabalhos da Subsecretaria serão empenhados de forma mais funcional, adequando melhor mão de obra e equipamentos para garantir à população melhorias no atendimento.

 

“A Atenção Básica vai se comunicar melhor e isso facilita as atividades, integrando a nossa equipe cada vez mais com a comunidade”, disse Adriana Brant, subsecretária de Atenção Básica.

 

O Governo Federal realizou um treinamento para implementar em todos os municípios brasileiros o novo sistema informatizado para cadastros na saúde, o e- SUS. O e-SUS Atenção Básica (AB) é o novo sistema que substitui o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Neste novo sistema é possível contabilizar a quantidade de consultas e também quem foi consultado, pois terá dados pessoais do paciente. O cadastro facilitará a identificação do usuário, assim os municípios do território nacional poderão se preparar melhor para trabalhar com a realidade da Saúde em suas cidades.

 

“Esse projeto é essencial, ele muda radicalmente a lógica das informações que vamos ter na saúde em relação às necessidades de atenção primária. Ele vai automatizar todas essas informações, agilizando o processo de trabalho da nossa equipe e a identificação das necessidades da população”, disse Roseli Monteiro, assessora da Subsecretaria.

Fonte Ascom/PMSPA