SÃO PEDRO DA ALDEIA – São Pedro informa novo índice de Perímetro Cefálico da Microcefalia relacionado ao vírus Zika

SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que o Ministério da Saúde adotou a medida de 32 centímetros para a triagem e identificação de bebês possíveis portadores de microcefalia. Este procedimento consta do Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika e está de acordo com a recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde. A OMS considera como medida mínima para a cabeça de um recém-nascido 32 centímetros.

São Pedro informa novo índice de Perímetro Cefálico da Microcefalia ralacionado ao vírus Zika

          Imagem da Notícia 

Mediante ao aumento de casos de microcefalia, em âmbito nacional, o Ministério da Saúde havia recomendado que fosse adotada a medida de 33 centímetros, que é o PC – Perímetro Cefálico normal para a população brasileira podendo haver variação para menos dependendo das características étnicas e genéticas, assim ampliaram o número de bebês para investigação.

 

Ainda na sala de parto, a cabeça da criança precisa ser sempre medida, permitindo ao pediatra colher dados que possam identificar se há algum problema. Ao longo da infância o perímetro da cabeça da criança continuará sendo medido.

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue, Chicungunha e Zika, o município aldeense está com o “Projeto Verão” em andamento. Até o mês de março de 2016, as equipes estão com esforços intensificados para atender aos munícipes e população flutuante. O carro fumacê tem cumprido o horário estabelecido pelo Ministério da Saúde rodando a cidade das 06:00h às 07:30h e das 18:00h às 19:30h, horário em que a fêmea do mosquito sai para se alimentar. 

Imagem da Notícia

São Pedro da Aldeia também deu posse a 10 novos Agentes de Combate a Endemias e conquistou, junto ao Governo do Estado, um carro especialmente caracterizado para uso da Vigilância em Saúde, que apenas aguarda regularização do seguro para começar a circular.

Fonte Ascom/PMSPA