Juventude Aldeense promove debate sobre Política e Cidadania na Casa dos Azulejos

CIDADES JUVENTUDE ALDEENSE COM WAGNER MUNIZ REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

Por Wagner Muniz

 

Em plena manhã de sábado (29 de Setembro), os jovens da cidade construíram um debate caloroso sobre Política e Cidadania, o evento foi organizado e arquitetado por Wagner Muniz, coordenador do grupo Juventude Aldeense, que por sinal tem o mesmo título de sua coluna jornalística neste Jornal. O Vice-Prefeito da cidade (Mauro Lobo) e seu Chefe de Gabinete (Hélio Rodrigues) estiveram presentes e participaram das atividades. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia prestou total apoio para sua realização, o Secretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha foi quem cedeu a Casa dos Azulejos para os debates.


“No início do debate, os jovens aparentaram-se um pouco receosos em razão da temática abordada, e o fato é que, quando se trata de política e principalmente cidadania, presenciamos certa resistência por parte do público juvenil, tais fatos são comprovados por pesquisas recentes do IBGE”, disse Wagner. Possa ser que a timidez seja um embate, mas ainda assim, o adolescente Maicon Inácio, de 16 anos, se posicionou no debate e apresentou sua fala de resistência.


Seguindo outra vertente e segundo Wagner, o diálogo fluiu e os juvenis participaram apresentando as suas falas e respectivas militâncias, como Lorrayne Holanda (militante da AERJ e do Movimento de Mulheres da Região dos Lagos – MMRL e do Movimento de Mulheres Olga Benário) que enfatizou a questão da importância do protagonismo juvenil como ferramenta de mudança do contexto no qual estamos inseridos. Já Andrei Gouveia (artista local), ressaltou a falta de compromisso com a sociedade e dos privilégios de classe, o assunto se estendeu de modo em que Stefanny Marinho (estudante de Direito) mencionou a questão dos jovens e adolescentes em situações que os seus direitos estavam sendo violados por parte da omissão do Poder Público Estadual.


“A política é um instrumento de poder, e quando os legisladores tomam posse, ficam fissurados de tal modo que o poder os sobe a cabeça”, disse Gabrielle Ramos (estudante de Administração) após um questionamento posto em roda. Poucos se recordam, mas, quem põe os legisladores no poder somos nós, portanto esta é a relevância do seu voto e do exercício da fiscalização do Legislativo e do Executivo.
Pelos relatos e fotos, percebe-se que o dia de sábado foi produtivo, inclusive, o Vice-Prefeito da cidade prestou-se a ajudar a Juventude Aldeense na aquisição dos seus direitos. Segundo Mauro Lobo, a juventude brasileira encontra-se em descaso total, porém, na cidade de São Pedro da Aldeia como Chefe do Executivo, ele dispôs a nos ajudar e exercer aquilo no qual foi eleito democraticamente.

SIGA O WAGNER MUNIZ NO INSTAGRAM – CLICK NA IMAGEM ABAIXO

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *