SÃO PEDRO DA ALDEIA – Alunos do Projeto Defesinha visitam sede do Corpo de Bombeiros

ARARUAMA CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os pelotões do Projeto Defesinha seguem curtindo a programação de atividades preparada pela Defesa Civil de São Pedro da Aldeia. Nesta terça-feira (15), foi a vez das crianças e adolescentes visitarem o 27º Grupamento de Bombeiro Militar, localizado no município de Araruama. Os grupos puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar. A iniciativa continua nesta quarta-feira (16), a partir das 7h30, com ações na Praia do Forte, no município de Cabo Frio.

Foto: Renato Fulgoni

Para o diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, a visita ao Corpo de Bombeiros é uma das melhores atividades do Defesinha. “O Tenente-coronel Torres e o 27º GBM são grandes parceiros e sempre recebem a criançada, essa programação tem tudo a ver com as atividades de cidadania que a gente propõe. O Projeto Defesinha busca trazer as crianças nessas instituições e nós percebemos o quanto eles ficam encantados convivendo com os militares. Foi um dia muito especial, tanto por eu ser militar do Corpo de Bombeiros, quanto por poder trazer nossos jovens para essa visita”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

Na oportunidade, os pelotões “Defesinha”, “Defensores” e “Protetores” se separaram para acompanhar apresentações sobre os equipamentos, ferramentas e materiais de proteção utilizados pelos militares. Os participantes do projeto puderam aprender um pouco mais sobre o funcionamento do caminhão autotanque, como a capacidade do carro, pressão da água e a roupa de combate a incêndio. Durante o momento de recreação, as crianças e adolescentes receberam o tradicional batismo do Corpo de Bombeiros.

Foto: Renato Fulgoni

O Tenente-coronel José Carlos Torres, Comandante do 27º GBM, falou sobre o projeto. “O Corpo de Bombeiros em geral, aqui representado pelo 27º, tem sempre um grande prazer em receber todos os projetos sociais que trazem algum benefício, principalmente para as crianças. É sempre muito gratificante receber o Defesinha, um projeto que já tem nome e mostra um ótimo serviço, com uma aceitação maravilhosa. Nós tivemos o prazer de receber o projeto no ano passado e a nossa unidade está sempre de portas abertas. Preparamos algumas atividades para que as crianças possam conhecer nossa rotina, nossas viaturas e nosso trabalho”, salientou.

Foto: Renato Fulgoni

Destaque em toda a região, o projeto educacional da Prefeitura de São Pedro da Aldeia atende crianças e adolescentes com idade entre 04 e 14 anos, incluindo alguns alunos com necessidades especiais e o núcleo de Iguaba Grande. Entre os principais objetivos do Defesinha estão proporcionar aos participantes atividades de cidadania e promover cultura, integração e inclusão social.

Foto: Renato Fulgoni

Um dos alunos do projeto é o Victor Hugo Pessanha, de 8 anos, que fala animado sobre sua participação. “Gostei bastante das atividades de hoje e de aprender sobre os bombeiros. A gente se divertiu e fez treinamento, foi tudo muito legal. Essa é a minha primeira vez e eu vou querer participar mais vezes”, comentou.

Foto: Renato Fulgoni

As ações do Projeto Defesinha acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h, e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de monitores voluntários. O encerramento, com formatura, está previsto para acontecer em 31 de janeiro. A edição 2019 do projeto educacional aldeense conta com atividades diversificadas, envolvendo recreação, prevenção e conscientização.

Foto: Renato Fulgoni

Foto: Renato Fulgoni

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *