SÃO PEDRO DA ALDEIA – FORMAÇÃO DO PNAIC DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRA EM CLIMA DE COPA DO MUNDO E FESTA JUNINA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os educadores da rede municipal de São Pedro da Aldeia entraram em clima de festa durante o quarto encontro da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil, com o tema “Festa Junina” e “Copa do Mundo”. Promovido pela Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, cerca de 130 educadores, entre professores do pré I e pré II, participaram do momento. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR), ministrados pelas formadoras e professoras Maria Clarete Martins, Juliana Carvalho e Naina Muzy.

O encontro abordou a valorização dos jogos de futebol, assim como outros esportes, e sua importância na Educação Infantil, além de ampliar as brincadeiras, envolver o registro escrito e valorizar a cultura brasileira. Foram abordados temas como Festa Junina, Copa do Mundo, brincadeiras e jogos. Na ocasião, também foi realizado o letramento literário “Mês de junho tem São João”, assim como as atividades “Preparando a receita com o texto institucional”, “Brincadeira de futebol com as mãos”, “Quadro de perguntas” e “Quadrilha”.

A formadora, professora Juliana Carvalho, falou sobre o tema abordado. “Escolhemos o tema ‘Festa Junina’, que é uma tradição anual e a ‘Copa do Mundo’, evento que acontece de quatro em quatro anos, para os educadores trabalharem com os alunos. Durante o encontro fizemos jogos com utilização de sucatas que também podem ser utilizados pelos estudantes, para abordar a matemática, pontuação, regras e linguagem oral. Também promovemos uma quadrilha com os educadores onde usamos palavras com gravuras relacionadas à letra inicial. Foi um momento muito divertido e de bastante aprendizado”, disse.

A formação ofereceu a oportunidade de descontração, socialização e ampliação do conhecimento profissional por meio de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações.

Segundo a professora da Escola Municipal Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, no bairro Estação, Maria de Fátima Ramos, é a primeira vez que participa da formação e está gostando muito. “A cada encontro aprendo um pouco mais e levo as experiências para sala de aula, aproveitando-as bastante com minha turma de pré I da educação infantil. Me sinto a vontade em levar esses projetos para escola que faz com que cresçamos cada dia mais”, salientou.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Marianne Rodrigues





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *