SÃO PEDRO DA ALDEIA PROMOVE MAIS UM ENCONTRO DA FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DE CRECHES MUNICIPAIS

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Centro de Formação Continuada Profª Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) sediou o terceiro encontro da formação para professores que atuam em creches integrais e parciais na rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia. Os encontros, promovidos pela Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, acontecem uma vez ao mês. Cerca de 60 educadores participaram da formação, que tem como foco a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Na ocasião, o local do encontro foi decorado de acordo com a temática “Festa junina”. A capacitação tem como objetivo orientar os docentes quanto à importância de inserir a criança no processo de renovação dos conhecimentos de diferentes linguagens, articulando a liberdade, o respeito e a integração por meio de atividades diversificadas. Os encontros são ministrados pela tutora Nathália Agnes, com coordenação de Ivonete Simão, Sandra Jordão e Irinéa Pinheiro, e tiveram início em abril, com término previsto para novembro.

De acordo com a tutora Nathália Agnes, o encontro do mês trabalhou a sistematização da aprendizagem, currículo e avaliação dentro da BNCC. “Falar da avaliação neste momento é muito importante, porque o primeiro trimestre finalizou, então eles preencheram relatórios, o que gera uma reflexão da prática, de como a BNCC, documento que está mudando a estrutura educacional do país, entende a avaliação, junto com a reflexão de como a aprendizagem acontece”, disse.

A pauta do terceiro encontro incluiu algumas dinâmicas como “Chapéu do medo” e “Jardim dos valores”, um momento exposição de sentimentos e emoções dos participantes, além de um painel de reflexões sobre a BNCC, com a dinâmica do encaixe. Também foram abordadas temáticas como “BNCC: Educação Infantil e Avaliação” e “Avaliação da aprendizagem”.

“Foram propostas atividades práticas que venham ao encontro da temática que começa agora no mês de junho, as festas juninas, de modo a serem atividades que esses profissionais possam usar no dia a dia com intenção pedagógica, conteúdo e currículo junto com a prática baseado em interações e brincadeiras na creche”, concluiu a tutora Nathália Agnes.

Também foram trabalhadas atividades e jogos práticos, brincadeiras e interações. Ao final, foram entregues lembrancinhas aos profissionais participantes e sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios.

A educadora da Creche Municipal Tia Márcia, no bairro Poço Fundo, Valéria Barbosa, falou sobre a participação no curso. “Participar desse encontro está sendo maravilhoso. Todas as vezes que nos encontramos é um aprendizado, saímos daqui cheias de bagagem para usarmos em sala de aula, conseguindo adaptar o que aprendemos com a turma onde atuamos”, afirmou.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Marianne Rodrigues






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *