SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeito Cláudio Chumbinho participa de reunião do Consórcio Lagos São João

ARARUAMA ARRAIAL DO CABO ARRAIAL DO CABO BÚZIOS CABO FRIO CABO FRIO CIDADES IGUABA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Prefeito de São Pedro da Aldeia e atual Presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) participou da primeira reunião do ano do Consórcio. O encontro foi realizado no auditório da Escola M. Profª. Miriam Alves de Macedo Guimarães e reuniu representantes do Poder Público das cidades integrantes do CILSJ, organizações não governamentais (ONG’s) e empresas privadas. Também estiveram presentes o deputado estadual, Janio Mendes, o vice-prefeito de Iguaba Grande, Leandro Coutinho, a vereadora Mislene de André, entre outros. Após quatro anos a frente do Consórcio, o chefe do executivo aldeense permanece na presidência até abril de 2017, quando serão realizadas novas eleições.

IMG_5936
Foto Renato Cosme Fulgoni

Abrindo a reunião, o Prefeito e Presidente Cláudio Chumbinho agradeceu a presença de todos e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo Consórcio. “Sou nascido e criado em São Pedro da Aldeia e vi de perto todo o sofrimento que a nossa Lagoa de Araruama passou. Nosso município tem 399 anos e ninguém teve um olhar especial para a lagoa, que é o nosso maior bem. A população de toda a região precisa se conscientizar e fazer a sua parte também. Com a ajuda de todos, o CILSJ conseguiu construir sua sede própria e diminuir despesas em um período marcado pela crise. Só tenho a agradecer cada pessoa que faz parte do Consórcio e dizer que estou à disposição de vocês”, declarou. 

IMG_5980

Em seguida, a Secretária Executiva do CILSJ, Adriana Saad, apresentou a área de atuação do Consórcio, que atende 13 municípios, o quadro funcional e os objetivos da entidade, além do envolvimento em toda parte ambiental dos municípios que atende. Foram discutidas ações de monitoramento ambiental, desassoreamento, saneamento, ordenamento pesqueiro e balizamento de canais.

IMG_5947

Os projetos e as parcerias do Consórcio Lagos São João também foram apresentados, entre eles as ações de restauração ecológica na Bacia Hidrográfica do Rio São João, em parceria com a WWF Brasil; a utilização de ICMS Verde para conclusão do Cinturão de Saneamento da Lagoa de Araruama, realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia em parceria com a Concessionária Prolagos, e o monitoramento ambiental da Lagoa de Saquarema.

 “Estamos apresentando todos os trabalhos realizados durante os quatro anos de gestão do Presidente do Consórcio, Prefeito Cláudio Chumbinho, e viemos também para solicitar uma prorrogação das eleições por mais 90 dias. A pedido dos Prefeitos e devido aos processos de reestruturação que os municípios estão enfrentando, as eleições do biênio 2017/2019 serão realizadas em abril. O Prefeito Chumbinho foi um dos melhores presidentes do Consórcio, podemos ver os resultados que a Lagoa está apresentando, o que é fruto de um trabalho de longo prazo do CILSJ e que foi muito trabalhado nessa gestão”, afirmou Adriana Saad.

IMG_6014

Na ocasião, a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de São Pedro da Aldeia, Dalva Mansur, falou sobre a base legal, o histórico, reservatórios e recuperação da lagoa, além de apresentar os projetos do Comitê. Os representantes das Concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos discursaram sobre suas obras realizadas e em andamentos nas respectivas áreas de abrangência.

IMG_6296

Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento de São Pedro da Aldeia, Liane de Oliveira Martins destacou a importância de ter uma pasta atuante no Consórcio. “Essa participação é fundamental até mesmo para o crescimento do município e por uma questão empresarial também. Se não há um cuidado com o meio ambiente, não se consegue recursos para um desenvolvimento econômico no município”, comentou.

Durante os quatro anos de gestão do Presidente e Prefeito Cláudio Chumbinho, o CILSJ realizou atividades como a análise de vulnerabilidade por microbacias; o ordenamento pesqueiro das Lagoas de Araruama e Saquarema; Cadastro Ambiental Rural (CAR); o monitoramento sistemático da qualidade da água em 22 pontos estratégicos da Bacia do Rio São João; projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social direcionado aos produtores rurais da Bacia de Drenagem do Reservatório de Juturnaíba, entre outros.

IMG_5999

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João é composto pelos municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. O CILSJ tem como objetivo executar, fomentar, apoiar, organizar e participar ativamente da gestão ambiental na região das Bacias Hidrográficas Lagos São João e Macaé e Ostras. 

IMG_5915

IMG_6436
Vereadora Mislene de André e a Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento de São Pedro da Aldeia, Liane de Oliveira Martins – Foto Renato Cosme Fulgoni

IMG_6428

IMG_6420

IMG_6416

IMG_6400

IMG_6394

IMG_6384

IMG_6368

IMG_6362

IMG_6320

IMG_6305

IMG_5891

IMG_5886

IMG_5878

FONTE – ASCOM/PMSPA

Texto: Gabrielly Costa

Fotos: Renato Fulgoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *