Audiência Pública apresenta prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2020

Audiência Pública apresenta prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2020 em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Apresentação marcou a primeira audiência pública do exercício de 2021

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, nesta sexta-feira (26), por meio da Controladoria-Geral do município e da Secretaria de Saúde, a audiência pública referente ao 3º quadrimestre do último ano (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020). A prestação de contas aconteceu na Câmara Municipal e apresentou investimentos gerais do governo anterior, abordando, ainda, dados financeiros referentes à Secretaria de Saúde.

A apresentação marcou a primeira audiência pública do exercício de 2021. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da prefeitura, contando com a participação popular por meio dos comentários na rede social e priorizando a transparência dos dados. As informações expostas mostram o cenário tributário do município e serão utilizadas para avaliar as metas fiscais da cidade.

A controladora-geral, Danielle de Souza Soares, explicou a próxima etapa na análise dos relatórios. “As contas do exercício 2020 serão encaminhadas ao TCE-RJ para análise e emissão de parecer. É importante que a população acompanhe esses processos, que são instrumentos fundamentais de transparência”, afirmou.

Todos os dados apresentados nas audiências públicas aldeenses estarão disponíveis para acesso no Portal da Transparência.

Apresentaram os dados a controladora geral, Danielle de Souza Soares, e a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes. Estiveram presentes o Secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior; o presidente da Câmara Municipal, Ivanir Pereira; os vereadores Jean Pierre, Márcio Soares, Fernando de Souza e a vereadora Mislene Conceição.

Transparência nas contas públicas

As audiências públicas são instrumentos de transparência na gestão fiscal e estão previstas nas leis complementares Nº 101 de 2000, que dispõe sobre a realização e avaliação das metas fiscais nos meses de maio, setembro e fevereiro e Nº 141 de 2012, que prevê apresentação, pelos gestores do SUS, de relatórios quadrimestrais detalhados.

A constituição determina que os municípios invistam, de receitas provenientes de impostos, pelo menos 25% de suas receitas em educação; 15% das receitas em ações e serviços públicos de saúde e menos que 54% da sua Receita Corrente Líquida (RCL) com pessoal.

O Tribunal de Conta estadual e o Ministério Público são os órgãos responsáveis por fiscalizar se o montante do investimento está de acordo com a lei. Em caso de descumprimento, medidas cabíveis podem ser aplicadas.

ASCOM/PMSPA
Texto: ASCOM PMSPA


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *