Búzios tem cerimônia de devolução de terras a remanescentes quilombolas da Baía Formosa

Búzios tem cerimônia de devolução de terras a remanescentes quilombolas da Baía Formosa

BÚZIOS CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

No último dia 16 de agosto, membros da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa participaram da cerimônia que deu a posse de mais de 800.000 m² de terras localizadas no bairro de Baía Formosa para as famílias que as habitavam.

O processo de reparação, inédito no país, é um marco histórico. Francisco da Cunha Bueno, filho de Henrique, o fazendeiro que nos anos 70 expulsou cerca de sessenta famílias quilombolas de suas terras, devolveu as terras que um dia pertenceram à comunidade. O ato foi realizado após acordo mediado pelo procurador do MPF Leandro Mitidieri, o proprietário Francisco da Cunha Bueno, o representante do empreendimento Aretê, Paulo Pizão, o procurador da Advocacia Geral da União, que atua pelo Incra, Diogo Tristão e a Associação dos Remanescentes Quilombolas de Baia Formosa.

A Srª Elizabeth Fernandes, ex-presidente da Associação Quilombola que deu início ao processo, comemora o feito que foi marcado por momentos de muita emoção e festa. A primeira ação foi a oficialização com registro em cartório e no último sábado (20) os moradores realizaram uma feijoada para encerrar o momento de festa que celebrou a retomada de posse das terras.

Segundo dados do Incra, para ser caracterizada como uma comunidade quilombola é preciso ter a presunção da ancestralidade negra, histórico de resistência coletiva desde o período escravagista até a atualidade, vínculo histórico próprio e apresentar relações com o território que pleiteiam.

Com informações da Prefeitura de Búzios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *