cursos profissionalizantes

Cabo Frio ganha unidades móveis da Escola Firjan Senai com cursos profissionalizantes gratuitos

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Mais de 300 vagas serão ofertadas neste ano para jovens e adultos interessados em qualificação profissional. As unidades foram inauguradas no Colégio Estadual Miguel Couto, na Av. Treze de Novembro.

A Escola Firjan Senai inaugurou duas unidades móveis para oferta de cursos profissionalizantes gratuitos em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, nesta quarta-feira (13).

Inauguração de duas unidades móveis da Escola Firjan Senai ocorreu nesta quarta-feira (14) em Cabo Frio — Foto: Firjan Senai/g1

A ação é oferecida em parceria com o Colégio Estadual Miguel Couto, onde as unidades estão instaladas, na Av. Treze de Novembro, 51. A medida ocorre por meio de um acordo de cooperação técnica estabelecido entre a Firjan, através da gestão no Leste Fluminense, e a Secretaria Estadual de Educação.

Duas unidades móveis da Escola Firjan Senai foram inauguradas em Cabo Frio e estão instaladas no Colégio Estadual Miguel Couto — Foto: Firjan Senai/Divulgação
Duas unidades móveis da Escola Firjan Senai foram inauguradas em Cabo Frio e estão instaladas no Colégio Estadual Miguel Couto — Foto: Firjan Senai/Divulgação

Serão oferecidas mais de 300 vagas em cinco áreas de formação em 2024. As primeiras turmas já começaram a estudar, mas há vagas para o mês de junho. Os interessados já podem fazer o cadastro reserva, de forma presencial, diretamente nas unidades móveis.

A iniciativa faz parte do planejamento de expansão das ações da Firjan na Região dos Lagos, estando entre os objetivos principais, atender a necessidade de qualificação de mão de obra para a região.

“Conseguimos trazer para esse espaço duas unidades móveis da maior importância: uma de panificação, que é um setor com grande demanda de mão de obra qualificada em todo o Brasil e a outra de Informática, também de grande relevância para a formação em TI. Essa é uma oportunidade única para esses alunos que, paralelo à educação regular, terão uma profissionalização, com o certificado do Senai, de alto valor e empregabilidade no mercado”, destacou o 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, que inaugurou as instalações ao lado da superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Educação, Cristina Silveira.

Durante a inauguração, Luiz Césio Caetano também anunciou a nova unidade Firjan Senai Sesi em São Pedro da Aldeia, com previsão de inauguração ainda no primeiro semestre deste ano.

“Já iniciamos a construção da unidade fixa que terá 3 mil m2, onde teremos um programa de formação de mão de obra para atender a demanda da sociedade e da indústria”, ressaltou o 1º vice-presidente da Firjan.

Unidades de Cabo Frio e as 5 modalidades de cursos

Serão oferecidos cinco cursos gratuitos pela Escola Firjan Senai em Cabo Frio — Foto: Firjan Senai/Divulgação
Serão oferecidos cinco cursos gratuitos pela Escola Firjan Senai em Cabo Frio — Foto: Firjan Senai/Divulgação

As unidades móveis instaladas no Colégio Estadual Miguel Couto oferecerão capacitação profissional para os alunos da escola e moradores das comunidades do entorno.

“O dia de hoje marca a concretização dessa parceria com a Firjan. Esse é um momento importante para os alunos que terão suas vidas transformadas com esses cursos, oferecendo oportunidade de se tornarem profissionais qualificados”, destacou a diretora do Colégio Estadual Miguel Couto, Stefânia Antunes.

Ao todo, serão oferecidos cinco cursos de formação técnica. São eles:

  • Operador de Computador
  • Assistente Administrativo
  • Assistente de Logística
  • Padeiro
  • Confeiteiro

“Essa é uma oportunidade incrível para a mobilidade social. Para o engrandecimento e fortalecimento da nossa economia regional e geração de renda. Estamos entregando essas unidades para promover a geração de emprego e renda para a Região dos Lagos”, enfatizou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin.

O evento contou ainda com a participação do presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Niterói e Região (Sindpanific), Sérgio Bousquet, que enfatizou a necessidade de investimento na formação profissional para o setor.

“Sempre buscamos atrair os jovens para esse aprendizado que vai melhorar a qualidade dos profissionais para o mercado”, complementou Bousquet.

Formação para jovens e adultos da região

Podem participar dos cursos da Escola Firjan Senai alunos do Colégio Estadual Miguel Couto e jovens e adultos da comunidade do entorno — Foto: Firjan Senai
Podem participar dos cursos da Escola Firjan Senai alunos do Colégio Estadual Miguel Couto e jovens e adultos da comunidade do entorno — Foto: Firjan Senai

As primeiras turmas, com 83 alunos, já começaram as aulas na quarta-feira. Entre os inscritos estão estudantes do Miguel Couto e jovens e adultos da comunidade local. Todos terão a oportunidade de serem capacitados para atuação profissional.

Alguns se inscreveram em busca da primeira formação técnica, enquanto outros desejam conhecimento para uma segunda ocupação ou até mesmo mudar de profissão. Este é o caso da professora de Filosofia, Silvia Helena Cardoso, que aos 52 anos de idade descobriu na panificação uma nova paixão.

A panificação foi deixando de ser apenas um hobby se tornando uma fonte de renda. Ao perceber a necessidade de ampliar os conhecimentos, Silvia Helena não perdeu a oportunidade de se especializar.

“Sempre gostei de fazer pães e bolos. Fazia para família, amigos e aos poucos comecei a receber encomendas, o que foi me motivando. Senti a necessidade de aprender mais, me especializar e surgiu essa grande oportunidade”, conta Silvia que considera um desafio voltar às salas de aula para uma nova capacitação.

“É diferente dos cursos rápidos, serão três meses de aulas diárias. É uma adaptação, mas estou muito animada, pois fazer pão é uma grande paixão. O pão para mim é uma forma de levar amor para as pessoas”, complementou a aluna, que pretende se especializar ainda na produção de pães com fermentação natural.

Com informações do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *