Dicas: sugestões de cardápio para alimentação saudável

Dicas: sugestões de cardápio para alimentação saudável

Colunistas DICAS

Abaixo vemos a distribuição calórica por refeição baseada em uma dieta de 2000 kcal, composta por 6 refeições diárias. Uma excelente dica de uma alimentação saudável com um cardápio variado.

Dicas: sugestões de cardápio para alimentação saudável

Refeição/ Sugestão/ Cardápio para alimentação saudável

  • Café da manhã – Invista em frutas, cereais, pães integrais e oleaginosas. Para beber: sucos naturais, água de coco, chás, leite ou café. Um café da manhã ideal pode ter 20% do consumo diário, cerca de 400 kcal.
  • Lanche da manhã – Esta refeição deve ser leve e rápida, com alimentos de baixo índice glicêmico (devagar absorção). Invista em frutas, oleaginosas, alimentos naturais e integrais. Para beber: sucos naturais, chás ou água de coco. O lanche da manhã ideal pode ter 5% do consumo diário, cerca de 100 kcal.
  • Almoço – O prato recomendado para o almoço é dividido em quatro partes: duas partes preenchidas com saladas e legumes, uma parte com fontes de carboidrato e uma parte com fontes de proteína. Para beber: sucos naturais ou chás. O almoço ideal pode ter 30% do consumo diário, cerca de 600 kcal.
  • Lanche da tarde – Faça lanches que contenham carboidrato, proteína e gordura boa. Dê preferência aos alimentos naturais e integrais. Outras boas sugestões são as frutas secas, cereais ou castanhas. Para beber: café, chás ou iogurtes. O lanche da tarde pode ter 15% do consumo diário, cerca de 300 kcal
  • Jantar – Carboidratos, proteínas (de digestão simples), gorduras, vitaminas e minerais devem ser fornecidos adequadamente. Frutas e legumes são bons alimentos para essa refeição. Para beber: sucos naturais e chás. A janta pode ter 25% do consumo diário, 500 kcal
  • Ceia – Escolha um lanche rico em proteína. se quiser, pode adicionar uma fruta, que é um carboidrato leve ou, no máximo, 1 torrada integral. A ceia pode ter 5% do consumo diário, 100 kcal

Este exemplo pode variar de acordo com os hábitos alimentares e necessidades de cada indivíduo, mas a partir dele podemos observar que não se deve restringir a alimentação comendo muito pouco em alguns períodos e exagerando em outros.

Fonte Minhavida.com.br

Curta nossa página no Facebook

Participe da 2ª Caminhada Azul em São Pedro da Aldeia
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a participação da vereadora Mislene de André, …
PM detém homem por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Araruama
Ação da Moto Patrulha em Araruama resulta na apreensão de motocicleta sem placa e na autuação do condutor por infração …
Escritor Renato Fulgoni participa do Sarau da Lei em Casimiro de Abreu
O escritor Renato Fulgoni, a Livraria da Aldeia e a Aldeia Editora estarão presentes no Sarau da Lei, com uma …
Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia instala placas de sinalização contra descarte de lixo nos rios
O trabalho realizado é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do …
PM prende dupla por furto a drogaria no Centro de Cabo Frio
Ação rápida da PM resulta na prisão de dois acusados e de um receptador, além da recuperação dos produtos furtados.
Dupla é detida por furto a estabelecimento comercial no Centro de Cabo Frio
Polícia Militar recupera aparelhos celulares, bebidas e alimentos subtraídos após identificar suspeitos por meio de imagens de câmeras de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *