Um grande público para comemorar o Centenário da Aviação Naval na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, nesse sábado dia 21 de maio, onde está sendo realizado o ‘Portões Abertos’ da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
Pilotos homenagearam o Centenário da Aviação Naval desenhando um lindo coração no céu de São Pedro da Aldeia.
O evento pretende proporcionar ao público da Região dos Lagos um dia de lazer no Complexo Aeronaval, onde as famílias acompanharam de perto demonstrações aéreas das aeronaves da Marinha e da Esquadrilha da Fumaça (pertencente à Força Aérea Brasileira – FAB). Um espetáculo magnifico que levou o público ao delírio, com as manobras executadas pelos pilotos da esquadrilha.
Ao longo de todo dia houve ainda, exposição de viaturas anfíbias, demonstração de cães dos Fuzileiros Navais. Na parte da tarde, teremos apresentação de Banda Marcial. Houve também atendimento médico e odontológico, recreação infantil, entre outras atrações. A entrada é gratuita e o evento vai até às 17h.
O evento comemora ainda, os 50 anos da BAeNSPA, única Base Aérea da Marinha do Brasil, criada em 10 de maio de 1966, no município de São Pedro da Aldeia e que ocupa um perímetro de 23 km. Em 2013, o ‘Portões Abertos’ da BAeNSPA reuniu cerca de 9.000 pessoas.
CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA
No dia 23 de agosto de 2016 a Aviação da Marinha do Brasil completará 100 anos de história. Nessas dez décadas a Aviação Naval esteve presente em momentos importantes da história brasileira, criando a primeira escola militar de aviação do País e, portanto, tornando-se o berço da nossa aviação militar. Como pioneira no Brasil, a Aviação Naval contribuiu com o desbravamento das rotas aéreas do litoral e em operações de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1941, a Aviação da Marinha cedeu pessoal, bases aéreas navais e aviões para a criação da Força Aérea Brasileira. Atualmente, além de patrulhar nossos mares e águas interiores, nossos aviões e helicópteros são rotineiramente requisitados para diversas missões, tais como atividades de busca e salvamento, assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e Pantanal Matogrossense, além de apoio à defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.
Foto Renato Cosme Fulgoni
1 thought on “Centenário da Aviação Naval – Esquadrilha da Fumaça encanta público em São Pedro da Aldeia”