Circuito rural com educadores resgata tradições do campo em São Pedro da Aldeia

Circuito rural com educadores resgata tradições do campo em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Vinte e cinco servidores participaram do curso de Educação do Campo promovido pela Secretaria de Educação

Conexão entre novas experiências e tradições rurais. Assim foi a tarde de 25 educadores aldeenses que participaram de um circuito rural nesta terça-feira (26). A ação foi promovida pelo Centro de Formação Continuada da Secretaria de Educação, com mentoria do professor Ubirajara Ramos e acompanhamento do técnico agrícola e biólogo Dimas Tadeu. Os participantes colocaram em prática os aprendizados do curso “Educação do Campo” em uma rota que unificou história, educação e resgate às raízes.

Na parte da manhã, os cursistas foram recebidos com um café típico do campo no bairro Retiro. Durante a primeira parada, os educadores conheceram a Casa da Farinha, onde são produzidos beiju de tapioca e sola de amendoim. Além de verem de perto todo o maquinário utilizado na produção, os participantes acompanharam o processo de preparação dos produtos tradicionais da unidade familiar.

Ainda na primeira parte do circuito, a granja “Sonho de Caipira” foi visitada. O local iniciou as atividades como produção de pequeno porte e registrou crescimento com a manutenção da qualidade dos produtos ofertados por meio do controle da alimentação e da temperatura no ambiente de convívio das galinhas.

Ubirajara Ramos destacou que os ensinamentos poderão ser repassados aos alunos.“Tudo que foi falado durante o curso foi posto em prática com as visitações. Mostramos aos professores que é possível levar aos alunos a cultura do turismo rural e que é possível ter formas de renda Esperamos que os ensinamentos sejam levados para a sala de aula para que os nossos estudantes tenham a visão da importância da área rural de São Pedro da Aldeia”, ressaltou o professor.

No segundo momento, os educadores foram apresentados ao Assentamento Ademar Moreira (ALAAM), em São Mateus. O local cultiva produtos como aipim, abóbora, quiabo e, em especial, a aroeira. O espaço realiza o processo de coleta sustentável da pimenta rosa, obedecendo ao plano de manejo sustentável, aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com foco no aumento da produtividade e alto valor agregado.

A Fazenda Cadal Agropecuária, sede da Fábrica Vero Coco, também foi um dos pontos de parada do grupo. Com a produção voltada completamente à sustentabilidade, o empreendimento, localizado no bairro Três Vendas, recicla 100% das cascas de coco, produzindo adubo orgânico para os próprios coqueirais e reutilizando toda a água usada no processo de higienização dos cocos para irrigação do pomar. Além do cuidado na produção, a empresa realiza compensação ambiental, garantindo a reciclagem de 100% do volume de plástico e papelão utilizado, indo além dos 22,5% exigidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A última parada foi a fazenda JM no bairro da Cruz. Os cursistas conheceram o entorno da fábrica de queijos artesanais e a forma de produção realizada com o leite retirado das vacas de domínio próprio. Durante o tour, os educadores receberam explicações sobre filtração, coagulação, maturação e outros etapas da preparação do alimento. Ao final, puderam realizar degustação dos queijos mais tradicionais da fazenda.

Para Dimas, as atividades que evidenciem a importância da zona rural para educadores garantem uma visão mais ampla sobre as oportunidades trazidas pelo campo. “Para os professores, ficou muito mais evidente que São Pedro da Aldeia não é somente praia, mas tem o setor agrícola importante para a economia do município, que gera empregos e é economicamente viável e com potencialidade de avançar. Também é possível que seja realizado o turismo rural, cada vez mais se vê as pessoas retornando para o campo, sendo na forma de trabalho e na forma de lazer”, disse o biólogo.

Com informações da ASCOM/PMSPA
Texto: Ana Carolina Costa
Fotos: Ana Carolina Costa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *